Monday, 15 de July de 2019

POLÍTICA


Mutirão em Araguatins reúne centenas de pessoas que buscam solução de conflitos

14 Sep 2012

Em busca de uma solução extrajudicial para os conflitos, centenas de pessoas estão na sede da Defensoria Pública em Araguatins participando do Mutirão de Conciliação, que acontece nesta sexta-feira, 14 A maioria dos acordos agendados refere-se à investigação de paternidade com realização de exames de DNA gratuitos.

A abertura oficial do evento contou com a presença do defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza; da juíza titular da Vara Criminal de Araguatins, Neli Alves da Cruz; do promotor de justiça Breno Simonassi; da diretora do Núcleo de Araguatins, Claudia Pereira Brito; dos defensores públicos Gildevan Sousa Silva, Viviane Lúcia Costa, Isakyana Ribeiro de Brito, Rubismark Saraiva, Neuton Jardim dos Santos; autoridades locais e assistidos. 

O defensor público Gildevan Sousa, representando os defensores públicos que atuam na Comarca de Araguatins ressaltou em seu discurso a importância de ações como o Mutirão para comunidade. "A Conciliação é a forma mais rápida de se resolver um conflito judicial e neste caso do Mutirão chamo a atenção da população para a realização dos exames de DNA gratuitos. Muitos processos de reconhecimento de paternidade ficam parados por anos porque as partes não possuem condições financeiras de realizar DNA. Então vejo nessa ação uma oportunidade única das pessoas garantirem seus direitos e mais cidadania", afirmou.

O promotor de justiça Breno Simonassi elogiou a consolidação da Defensoria Pública na Comarca de Araguatins e a importância disso para o povo. "Para a justiça ser efetivada precisamos que o tripé formado por juízes, promotores e defensores públicos esteja sólido e trabalhando em conjunto. Podemos dizer que hoje Araguatins possui este tripé e que quem sai ganhando com isso é toda a população, especial a carente, que precisa de atendimento jurídico de qualidade e de graça como o que é prestado pela Defensoria", disse Simonassi.

A juíza Neli Alves também parabenizou a iniciativa do Mutirão. "Atuo nesta Comarca há 16 anos e aqui nunca teve uma ação como esta. A Defensoria Pública esta de parabéns pelo Mutirão e à população aqui presente oriento que aproveite esta grande oportunidade. Conciliar é mais rápido e tão eficiente quanto uma ação judicial. O povo de Araguatins merece e precisa de ações como estas", afirmou a Juíza.

O defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, falou da importância da conciliação e deixou uma mensagem para a comunidade de Araguatins. "Nós estamos trabalhando com este espírito de que o serviço público tem que ir ao encontro das necessidades do cidadão, estar mais próximo das pessoas. E o apoio do Ministério Público e do Tribunal de Justiça é de fundamental importância para que a justiça realmente seja efetivada. Nós queremos que todo ser humano tenha garantido seus direitos, neste caso em especial as crianças, com o direito de saber quem é seu genitor. Essa é a causa da existência da Defensoria e a população de Araguatins pode se sentir privilegiada por ter um atendimento jurídico eficiente, sólido e humanizado", concluiu  Marcello Tomaz.

Conciliar é bom para a Justiça, mas é ainda melhor para o jurisdicionado, pois permite uma solução mais rápida e propicia a oportunidade de as partes terem autonomia na resolução dos conflitos.

Atendimentos
O Mutirão de Conciliação integra a Campanha Nacional "Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos", desenvolvida em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, em todas as Diretorias Regionais da Instituição no Estado.

Os atendimentos em Araguatins serão realizados até às 17h, no Núcleo Regional da Defensoria Pública, localizado na Rua Floriano Peixoto, Número 451, Centro.

O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguatins engloba os municípios de Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti, São Bento do Tocantins, Esperantina, Praia Norte, São Sebastião, Sampaio, Sítio Novo e Carrasco Bonito.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira