Sunday, 21 de July de 2019

POLÍTICA


Honraria

Parlamento Municipal realiza sessão solene em homenagem à OAB-TO

13 Apr 2019    14:43    alterado em 13/04 às 14:43
Aline Batista Parlamento Municipal realiza sessão solene em homenagem à OAB-TO

Em sessão solene na manhã de quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Palmas, foi comemorado os 30 anos de criação da OAB seccional do Tocantins. A homenagem foi solicitada e a presidência da sessão exercida pelo vereador Diogo Fernandes (PSD).  No início da solenidade, o pessedista entregou ao presidente da entidade, o advogado Gedeon Pitaluga, uma placa comemorativa pelos 30 anos da seccional da Ordem dos Advogados do Tocantins.

Fernandes se comprometeu a lutar no parlamento para aprovar algumas demandas de interesse da classe, tais como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), vagas de estacionamento para advogados no fórum da capital e, por fim, a implantação da advocacia dativa para facilitar o acesso do cidadão à justiça. “A gente fez uma reflexão sobre a história e a jornada de lutas da OAB nos seus 30 anos. Teve a apresentação de algumas proposituras como a redução do ISS, que hoje é cobrado o teto da categoria, sendo um dos mais caros dentre as capitais do país. Também falamos da dificuldade de acesso ao fórum, que faz parte do cotidiano dos advogados e, também, sobre a implantação da advocacia dativa em razão de nem todos os municípios do Estado são atendidos pela defensoria pública”, destacou o parlamentar.

Na ocasião, o presidente da OAB-TO discorreu sobre a importância do evento e o reconhecimento pela história da Ordem, que sempre foi pautada na luta pela democracia e pelo fortalecimento do sistema democrático. “O reconhecimento é importante vindo da Câmara, porque esse parlamento fala e representa os anseios da população palmense. Fico lisonjeado pelo reconhecimento que a Casa Legislativa fez ao trabalho de todos os advogados que lutam pela promoção da cidadania”, agradeceu o dirigente classista.

Já o presidente do parlamento, vereador Marilon Barbosa (PSB), destacou que a Câmara Municipal, no seu papel como órgão público, sempre prestou essa solidariedade a todas as instituições que lutam por uma sociedade mais justa. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem uma história relevante, ai de nós se não fossem os advogados. Admiro essa instituição. Para o advogado não existe causa perdida, uma vez que ele  sempre incentiva e encoraja os seus clientes. Me sinto honrado em participar dessa solenidade”, afirmou o parlamentar.

Os demais pronunciamentos foram feitos pelo advogado e vereador Tiago Andrino (PSB) e seus pares, Lúcio Campelo (PR), Moisemar Marinho (PDT), Etinho Nordeste (PTB), Hélio Santana (PV) e Laudecy Coimbra (SD). Também discursaram, a vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia, Paulo Roberto da Silva (Procurador de prerrogativas da OAB), Fernanda Cristina (Procuradora do Município), Marcos Gonçalves Medeiros, advogado, atualmente ocupando cargo de juiz eleitoral e Marcelo Cordeiro, membro do Tribunal Regional Eleitoral.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira