Palmas, 13/12/2017

Política

Paulo Mourão

Paulo Mourão garante investimentos no PPA para programas de incentivos à Ciência, Tecnologia e Inovação

  • O parlamentar defendeu a importância de se investir em Ciência e Tecnologia que segundo ele é um dos caminhos que deve ser percorrido para o desenvolvimento do Estado

Paulo Mourão garante investimentos no PPA para programas de incentivos à Ciência, Tecnologia e Inovação



O deputado estadual Paulo Mourão (PT), garantiu através de emenda aditiva no Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, a inclusão de incentivos financeiros ao fomento de projetos voltados para a Ciência e Tecnologia (C&T) e Inovação, por meio de convênios entre Estado e Instituições de Ensino Superior (IES), estadual ou municipal, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
O parlamentar defendeu a importância de se investir em Ciência e Tecnologia que segundo ele é um dos caminhos que deve ser percorrido para o desenvolvimento do Estado. "Sem desenvolvimento científico e tecnológico, o Tocantins não chegará a lugar algum. Sabemos que Países desenvolvidos investem muito em ciência e tecnologia e colhem seus frutos relativos à geração do conhecimento. Portanto precisamos voltar nossas atenções para a área da inovação. As políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação precisam ter o apoio expr essivo do poder público. Por isso, asseguramos através da emenda aditiva, recursos no orçamento do Estado para serem destinados a estas áreas", destacou.
 
Paulo Mourão ainda ressalta que é preciso investir nas principais Instituições de Ensino Superior do Estado que são agentes fomentadores do conhecimento científico-tecnológico. "O papel social da universidade como instituição, vai muito além da formação de um cidadão. Ela é responsável pelo processo de criação e disseminação, tanto do conhecimento quanto de novas tecnologias, e isso é feito através da pesquisa", reforçou.
 
"Temos o exemplo do projeto Inova Gurupi que envolve as instituições: Fundação Centro Universitário (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O projeto é voltado justamente para a pesquisa no campo da ciência, tecnologia e inovação, onde conta com incubadoras de empresas em cada instituição. O objetivo é intensificar a pesquisa para alavancar o desenvolvimento econômico e social de cada região, por meio do estímulo à cultura do empreendedorismo".
 
O deputado lembrou ainda que, em outubro, ao participar como palestrante na II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, no campus da UFT, conheceu de perto o projeto Inova Gurupi e se colocou à disposição para buscar recursos a fim de impulsionar e fortalecer o projeto. "A partir de então, me propus a apoiar esse projeto, para poder estruturá-lo melhor e ampliar seu alcance às outras regiões, porque acredito que só há desenvolvimento se investirmos em ciência e inovação", reforçou.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus