Sunday, 20 de October de 2019

POLÍTICA


Gurupi FM/Instituto

Pesquisa aponta Abdalla na liderança

04 Sep 2008

Saiu o resultado da primeira pesquisa de Gurupi. E os números mostram o candidato à reeleição, Alexandre Abdalla (PR), à frente, com expressiva intenção de votos.

A pesquisa foi encomendada pela Rádio Gurupi FM ao Instituto Visão de Palmas, que coletou as informações entre os dias 27 e 28. A divulgação ocorreu na última sexta-feira, 29.

De acordo com os números, o candidato utista venceria as eleições com mais de 55% dos votos, enquanto a candidata Josi Nunes teria 27,8%. Os indecisos somariam 16,67%. Segundo a pesquisa, se a peemedebista conquistasse todos os indecisos, ainda assim ela não conseguiria se reeleger.

O Instituto ouviu 342 pessoas nos setores Eldorado, Aeroporto, Malvinas, Nova Fronteira, Pedroso, São José, Vila dos Funcionários, Vila Nova, Vila Guaracy, Sol Nascente e Centro.

As entrevistas foram concedidas por homens e mulheres, em quantidades iguais. A idade dos entrevistados ficou assim distribuída: 28% para 16 a 25 anos; 34% para 26 a 35 anos; 31% para 36 a 50 anos; 7% para mais de 50 anos. Apenas 2% dos entrevistados não possuem alfabetização; com ensino fundamental, estão 42% dos pesquisados; 44% fazem ou fizeram o ensino médio; 12% concluíram ou estão no ensino superior. A margem de erro é de 4.5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram utilizados questionários específicos, e o trabalho foi realizado por quatro pesquisadores acompanhados por um coordenador.

Quando os entrevistados foram questionados sobre em quem votariam, sem citar os nomes dos candidatos à prefeitura, 55,56% disseram que votariam em Abdalla da coligação “Gurupi Não Pode Parar”, 27,78% dos entrevistados responderam que dariam o voto a Josi Nunes, e 16,67% não opinaram.

Já na pesquisa na qual fizeram o mesmo questionamento, só que, desta vez, citando o nome dos candidatos, mais uma vez Abdalla esteve à frente, com praticamente o mesmo percentual. Já a candidata de Marcelo Miranda subiu de 27,78% para 29,53%, os que não quiseram opinar ficaram em 13,74% e 0,88% responderam que votariam em branco.

A pesquisa também analisou a aceitação dos dois candidatos. 57,02% dos entrevistados disseram que não votariam em Josi Nunes, enquanto, 24,56% disseram que não dariam o voto a Alexandre Abdalla, 17,84% não se manifestaram.

A pesquisa foi além, e questionou o público sobre o trabalho que Abdalla já realizou nos quatro meses de administração. 88,60% aprovaram, enquanto 10,53% rejeitaram a administração de Abdalla.

Sobre o resultado da pesquisa, Abdalla disse que isso reflete a aceitação que está tendo do povo gurupiense, e que os números o estimulam ainda mais a continuar trabalhando e acreditando que pode fazer muito mais.

A assessoria da candidata Josi Nunes disse que ela encarou a pesquisa com bastante tranqüilidade. Que seu oponente está fazendo campanha desde abril, enquanto a peemedebista começou somente agora. “Estamos registrando um crescimento e uma boa aceitação popular. Temos as melhores propostas e o povo de Gurupi tem demonstrado que quer mesmo uma mudança nos rumos da cidade. Por isso, Josi confia na vitória”, finalizou a assessoria.

A pesquisa está registrada na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, sob o número 667/2008.

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira