Sunday, 16 de June de 2019

POLÍTICA


Política

PR pede para MP Eleitoral denunciar Mauro Carlesse por falsidade ideológica, crime contra ordem financeira e lavagem de dinheiro

28 Jun 2018    16:00

O PR (Partido da República) protocolou, nesta terça-feira, 26 de junho, uma notícia crime no MPF (Ministério Público Federal) contra o governador interino eleito para mandato suplementar Mauro Carlesse. A notícia crime pede para a Procuradoria da República, que em eleição estadual faz o papel de Ministério Público Eleitoral, denunciar Carlesse por falsidade ideológica para fins eleitorais, crime contra ordem financeira e lavagem de dinheiro. Caso o MPE faça denúncia e ela seja e considera procedente, Carlesse pode ser cassado e condenado criminalmente.

A notícia crime é baseada nas declarações de bens de Carlesse à Justiça Eleitoral em 2012, 2014 e 2018, bem como na reportagem da revista “Isto É” intitulada “O laranjal do governador do Tocantins” (https://istoe.com.br/o-laranjal-do-governador-de-tocantins/), publicada no dia 21 de junho. A reportagem, baseada em ação de divórcio de Carlesse, aponta que governador interino esconde patrimônio de mais de R$ 100 milhões através de um grande uso de parentes e amigos como laranjas.

“O certo, eminente Procurador Eleitoral e da República, que caso a afirmação veiculada pela revista Isto É seja verdadeira, pode o deputado estadual ter cometido, pois a cifra de R$ 100 milhões destoa e muito da declarada à Justiça Eleitoral, ao menos em tese, o crime previsto no art. 350 do Código Eleitoral”, destaca o documento, ao ressaltar que o artigo proíbe a omissão ou a declaração falsa para fins eleitorais.

A notícia crime também detalha os possíveis outros crimes que teriam sido cometidos por Carlesse.

 

Análise

Quem vai analisar o pedido de investigação e posterior denúncia contra Carlesse do PR é o procurador da República Álvaro Manzano. Em parecer em uma (Ação de investigação Judicial Eleitoral) também movida pelo PR contra Carlesse, Manzano opinou pelo afastamento do governador interino, que é acusado de desobedecer decisões judiciais e usar a máquina pública para se eleger.


COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira