O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
TRE

30/05/2018

Presidente do TRE-TO esclarece sobre processo logístico para as Eleições Suplementares

Villas Boas destacou que o pleito suplementar é uma situação excepcional, da qual ninguém esperava ser realizada em prazo de apenas 60 dias

TRE-TO

Villas Boas esclareceu sobre o processo logístico para as Eleições Suplementares

Durante coletiva à imprensa, na tarde desta terça-feira (29/5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, esclareceu sobre o processo logístico para as Eleições Suplementares, que acontecem neste domingo, dia 3 de junho, nos 139 municípios do Tocantins, para escolha de governador e vice para o mandato tampão até 31 de dezembro.

Villas Boas destacou que o pleito suplementar é uma situação excepcional, da qual ninguém esperava ser realizada em prazo de apenas 60 dias, mas que a Justiça Eleitoral por trabalhar suas ações de forma estratégica já estava preparada para o desafio. “O TRE-TO vem cuidando da estratégia, do planejamento desde 2005, reiteradamente. A cada eleição que passa o processo é checado e aprimorado, de modo que não tivemos dificuldade em realizar todos os atos necessários para que a eleição ocorra, no dia 3 de junho”, disse.

O presidente também falou sobre as estratégias de contingência da Justiça Eleitoral diante à paralisação nacional dos caminhoneiros, que afetou todo o país, principalmente com o desabastecendo de combustível. De acordo com Villas Boas a normalidade do pleito está garantida por meio de ação conjunta com diversas forças do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. “Conseguimos então, desenvolver um planejamento, fazer um comboio com combustíveis e entrar em Palmas e reabastecer os postos de gasolina e, também, da mesma forma, no interior para que a população tenha no dia 3 de junho a liberdade de locomoção e trânsito e exercer os seus direitos, principalmente o direito de voto, porque as liberdades devem ser garantidas ao extremo”, explicou Villas Boas.

Sobre a participação do eleitor no dia 3 de junho, para exercer a cidadania por meio do voto, o presidente do TRE-TO deixou uma mensagem a todos os tocantinenses. “Deixo uma convocação para que todos compareçam e depositem o seu voto de confiança nesse processo garantido pela Justiça Eleitoral, e exerça com dignidade esse voto para que, a partir dele, haja as transformações necessárias no plano político e no Estado. Se o cidadão tocantinense não for às urnas, a omissão terá um preço muito significativo, pois, aqueles que não são os melhores, que não são os mais adequados para gerirem os destinos do Estado permanecerão incólumes”, destacou.

Sobre a escolha dos candidatos o presidente enfatizou que o cidadão não deve escolher àqueles que tenham um passado sujo ou estejam envolvidos em escândalos. Ao falar diretamente ao eleitor Villas Boas orientou, “não votem naqueles que tentem suborná-los, tentem comprar o seu voto. Não votem naqueles que tentam enganá-lo de alguma forma ou que tragam propostas mirabolantes. Essa é uma hora decisiva para mudarmos os destinos do Estado e da nação. Conto com a sua presença no dia 3 de junho para que a gente possa iniciar um verdadeiro processo democrático de mudança na nação brasileira”.

Participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Arcelino Vieira Damasceno, o procurador eleitoral, Álvaro Manzano, o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Coronel Athos Roberto de Souza; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Hállison Melo e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Jaizon Veras Barbosa.

Assuntos Relacionados
#tre#eleiçoes#suplementares
Confira Também
TRE

Cartórios reabrem para inscrição e transferência do título de eleitor

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

Justiça determina desbloqueio de bens de secretário de Estado da Saúde

Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção

TRE-TO

TRE notificará impugnados para contestação