Thursday, 18 de July de 2019

POLÍTICA


Senado

Pressão de Ataídes garante a retirada de projeto que enfraquece a Lei da Ficha Limpa

21 Nov 2018    15:35    alterado em 21/11 às 15:35
Pressão de Ataídes garante a retirada de projeto que enfraquece a Lei da Ficha Limpa

Uma iniciativa do senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) conseguiu derrubar o projeto que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa, pautado para ser votado em regime de urgência no Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (20). A proposta foi retirada pelo autor, o senador Dalirio Beber (PSDB/SC), depois de Ataídes apresentar um requerimento com mais de 60 assinaturas para derrubar a urgência da votação.        

“Mais do que derrubar a urgência, meu objetivo era enterrar essa proposta de uma vez por todas. Não dá para retroceder numa lei que foi, é e continuará sendo fundamental para que o Brasil avance no combate à corrupção”, argumentou Ataídes.
 
Caminho sem volta
O senador tocantinense, que é autor de projeto de lei das Dez Medidas contra a Corrupção, ponderou, ainda, que a população brasileira já provou, nas ruas e nas urnas, que a luta contra a impunidade e a corrupção é um caminho sem volta.

Ataídes lembrou que a Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010, surgiu de uma iniciativa popular e foi apresentada com as assinaturas de mais de um milhão e 600 mil eleitores. Ela determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos cassados e de condenados em processos criminais em 2ª instância. É o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso no âmbito da operação Lava Jato, ou de políticos que tenham renunciado para evitar a cassação.

“Essa lei é um marco na nossa cidadania, um marco no combate aos escândalos sucessivos de corrupção, que vêm manchando a nossa história política”, completou.

O projeto do senador Beber determinava que os políticos condenados antes de 2010 deveriam ficar inelegíveis por no máximo três anos, como previa a Lei das Inelegibilidades, e não por oito anos, como prevê a Lei da Ficha Limpa. (Ascom/Brasília)

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário

Em Rio dos Bois, oito famílias da agricultura familiar beneficiadas com o programa vivem da produção própria de mandioca, arroz, feijão, banana e hortaliças; criam gado, suínos e ovinos.


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP

Um bebê de 4 meses e uma criança de 7 anos de idade, vítimas de acidente gravíssimo na TO-040, foram trazidas para o HGP. Estado de saúde delas é estável.


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)

Doceira famosa pelo biscoito Amor Perfeito teve trajetória registrada em mini documentário produzido pela BRK Ambiental e foi aplaudida em exibição para população da cidade


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente


Formação

Unitins traz Viviane Mosé para evento de qualificação de professores


Luto

Morre a Auditora Fiscal Elizabeth Leda, aos 73 anos


Norte do TO

Polícia Civil prende mais um suspeito de participar de homicídio de adolescente em Araguaína


Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira