Sunday, 26 de January de 2020

POLÍTICA


AL

Prof. Júnior Geo ressaltou a importância da Academia Tocantinense de Letras e buscou informações para desenvolvimento das atividades

09 Dec 2019

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) no último mês, solicitando ao Executivo informações sobre a Academia Tocantinense de Letras (ATL). Dentre os questionamentos, averiguar a condição atual da ATL, no que se refere às instalações físicas, condições de trabalho; as ações desenvolvidas; o planejamento e previsão orçamentária para execução de projetos na Academia.

Para Geo, a Academia Tocantinense de Letras é de extrema importância para o fortalecimento da cultura tocantinense e incentivo a leitura e escrita. As informações solicitadas são necessárias para fomentar o desenvolvimento de mais ações buscando o fortalecimento da Academia, cultivando a língua e a literatura.

“Com a retomada da prática do desenvolvimento de projetos, diversos benefícios podem ser observados na vida de qualquer cidadão, como melhora na habilidade da escrita, desenvolvimento de ideias, melhora da capacidade produtiva, intelectual e até mesmo relacional”, destacou o parlamentar.

A Academia Tocantinense de Letras teve seu primeiro movimento no ano de 1986, então Norte do Goiás, projeto idealizado por Zacarias Martins, jornalista e poeta local. Porém, a formalização se deu após uma reunião realizada em dezembro de 1990 e nesse mesmo dia foi realizada a sessão solene de instalação da Academia, com a posse de seus 25 membros fundadores, no auditório do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Nacional.

O objetivo de uma academia de letras, a exemplo da Academia Brasileira de Letras (ABL), é o cultivo da língua e da literatura, permitindo o desenvolvimento de diversos trabalhos, como participar da programação cultural do estado e em paralelo da própria academia, realização de atividades artísticas buscando valorizar a cultura local com manifestações musicais, literárias e teatrais, buscar apoio para conseguir se fortalecer e ter uma sede definitiva.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira