Monday, 22 de July de 2019

POLÍTICA


TV Legislativa

Reestruturação em projeto pode gerar polêmicas

24 Jun 2008

Após a veiculação da matéria publicada pelo jornal O GIRASSOL na última edição, que levantou a discussão sobre a implantação da TV Assembléia no Estado, o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apresentou, na última quarta-feira, dia 18, à CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Redação o projeto de lei complementar, de sua autoria, que institui a Fundação Rádio e Televisão da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins.

Apesar de na maioria dos estados brasileiros a TV e Rádio não funcionarem por meio de uma Fundação, o deputado afirmou que esta oferece condições para que a programação seja mais abrangente no sentido de firmar convênios com entidades públicas e privadas, além de não ter finalidade comercial, apenas informativa, cultural e educativa. E esta é uma das polêmicas geradas em outras partes do Brasil, onde a população tem, de certa forma, questionado a veiculação de programas culturais dentro da grade das TVs legislativas, visto que o objetivo da emissora é apresentar, na íntegra, o que acontece no cenário político do legislativo, através da apresentação ao vivo das sessões plenárias, além de transmitir todas as reuniões das comissões da Casa (ao vivo, ou gravado), e demais atividades relacionadas ao Parlamento, como encontros dentro e fora do prédio. Essa programação deveria ocupar, no mínimo, 80% da grade. Em Brasília, por exemplo, discute-se, por meio de ampla rede de colaboradores interligados pelo Interlegis, se a programação cultural da TV Senado (que só compromete 15% da grade da emissora) não estaria suprimindo o objetivo maior do canal, que é transmitir integralmente todas as atividades legislativas.

A AL informou que o projeto foi apresentado à Comissão e, após receber parecer, será encaminhado ao plenário para votação. Em 60 dias, após a publicação da lei, será convocada uma assembléia geral para a autorização do estatuto da fundação que disporá sobre a organização, funcionamento e a denominação de cargos e funções.

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda no Consumo

Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

A pesquisa traz, ainda, informações sobre a visão dos consumidores para compra de bens duráveis, o acesso ao crédito e o nível e a perspectiva de consumo.

Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo

Estatística contabiliza apenas dados socioeconômicos coletados no primeiro semestre de 2019 oriundos dos mais de 89 mil atendimentos realizados pela Instituição


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira