Thursday, 29 de October de 2020

POLÍTICA


Palmas

Reunião remota marca o início dos debates da Frente Parlamentar da Covid-19

29 Apr 2020
Reunião remota marca o início dos debates da Frente Parlamentar da Covid-19

A Frente Parlamentar para Enfrentamento ao Covid-19 se reuniu virtualmente na terça-feira, 28, no período noturno. Participaram da reunião o presidente da referida Frente e idealizador do encontro, o vereador Erivelton Santos (PV), além de outros parlamentares municipais, como Tiago Andrino (PSB), Laudecy Coimbra (SD), Rogério Santos (PRB), Milton Neris (PDT), Moisemar Marinho (PDT), Gerson Alves (PSL). Também contribuíram com o debate a promotora de justiça Araína D’Alessandro, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, como também representantes do Ministério da Saúde e Conselhos de Saúde.

O debate girou em torno das decisões dos poderes públicos – estadual e municipal – acerca das ações de combate ao coronavírus, principalmente no que concerne à necessidade de confluir as ações relativas ao isolamento social e as possibilidades de flexibilização, visando a abertura do comércio.

Também foi dito e enfatizado que é necessário que as forças políticas se unam – independente de linhas ideológicas – visando apresentar ideias plausíveis para a solução de tais questões. Tanto os parlamentares, quanto os representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público pontuaram que não há possibilidade de fazer saúde pública sem a participação popular e, por isso, a necessidade do debate.

Segundo os debatedores, a cidade de Palmas está muito à frente, se comparada aos outros municípios tocantinenses. A manutenção do isolamento contribuiu para que a doença não se alastrasse. Também foi enfatizado que o fato da cidade estar distante 60km da rodovia BR-153, também contribuiu para que não houvesse uma propagação em massa do vírus na capital. Foram ressaltadas as medidas adotadas, tanto pelo poder público estadual, quanto municipal, como também foi lembrado que o aumento das testagens podem contribuir para que se tenha uma ideia mais abrangente da propagação do Covid-19.

Restou claro que muitas ações pontuais ainda são necessárias, mas que é primordial a compreensão de todos no sentido de que o fato do comércio ter permanecido fechado contribuiu muito para que o estado pandêmico de Palmas se estabilizasse. “É necessário esperar a estabilização – que virá através da testagem em massa – para só depois pensar num plano de retomada da vida cotidiana na sua totalidade, sob pena de causar um colapso na saúde pública”, reiterou a representante do Ministério Público, Araína D’Alessandro.

Enfim, a primeira reunião da Frente Parlamentar foi extremamente produtiva, na medida em que todos os segmentos participantes do debate puderam expor suas ações e ideias, no sentido de contribuir com o debate. Também foi consenso que todos devem unir forças, encontrar soluções e, por fim, conscientizar as pessoas, visto que a curva de Palmas ainda está em ascensão. Uma conclusão foi unânime: “o momento é de união e não de fazer política”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Confiança do empresário do comércio palmense volta a subir em outubro

A maior parte dos entrevistados (88,1%) disseram possuir a expectativa de aumentar o número de funcionários, o que também traz esperança a milhares de desempregados.

Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental

As autuações contra a BRK ambiental ocorreram em virtude de a empresa lançar de forma irregular efluentes nos recursos hídricos do Estado do Tocantins, acima dos padrões exigidos pela legislação ambiental.


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro

O roubo foi praticado pelos vizinhos das vítimas. Além da subtração de objetos, os suspeitos teriam estuprado a mulher.


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação

O batalhão foi criado por meio da Portaria Ministerial nº 077, de 27 de outubro de 1995, e designado herdeiro das tradições do extinto 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BIMtz), localizado na cidade de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro.


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett


GT

Grupo de Trabalho-Terminais debate projeto de Concessão dos Terminais Rodoviários do Estado


Eleições 2020

Na Fecomércio, Prefeita Cinthia apresenta propostas de retomada da economia pós-pandemia


Interior

Carlesse autoriza recuperação de estradas vicinais e Colégio Militar de Cristalândia


TO Seguro

Empreendedores do Jalapão aderem ao TO Seguro para garantir a saúde dos turistas e trabalhadores do setor



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira