Sunday, 23 de February de 2020

POLÍTICA


Palmas

TCE promove evento para contadores nesta terça-feira

15 Oct 2012

O Plano de Contas Único, instrumento que passa a ser obrigatório para todos os municípios do Brasil, a partir de 2013, será tema do II Encontro Técnico do TCE/TO. O evento, voltado para os contadores responsáveis pelas unidades gestoras municipais, acontece nesta terça-feira, dia 16 de outubro, das 14h às 18h, no auditório da instituição.

O Plano de Contas Único, também conhecido como Plano de Contas Nacional, promoverá uma padronização contábil no setor público brasileiro, por isso é fundamental que os contadores dos municípios estejam preparados para trabalhar com a demanda, uma vez que o não atendimento das normas implica em sanções aos gestores.

Programação
O Sicap Contábil, sistema eletrônico do TCE/TO que recebe as contas públicas, está sendo atualizado para se adequar ao Plano Único, e as informações sobre as novidades da reformulação serão repassadas aos contadores no evento.

Elane Silva Ataídes, da Coordenadoria de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, destaca que o TCE/TO já tem o seu Plano de Contas Único, que está sendo adequado à normativa do Plano de Contas Nacional, e, no Encontro Técnico, será apresentada a minuta do documento. "É importante que os contadores participem, conheçam a minuta e opinem na elaboração, pois eles terão que trabalhar em acordo com as normas", esclarece.

De acordo com Elane, após a definição da minuta e do Plano de Contas Único, o documento vai passar pela aprovação do Pleno, para se tornar uma instrução normativa do TCE.

No evento serão debatidas, entre outros assuntos, as seguintes temáticas: Detalhamento da minuta do Plano de Contas Único Aplicado ao Setor Público Municipal do Tocantins; Atualizações do Sicap Contábil para 2013 (Demonstrativos), Tabela Fonte de Recursos, Lançamentos Típicos, Portal da Transparência, entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Turismo

Emendas parlamentares liberadas pelo Governo garantem Carnaval em vários municípios do Tocantins

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa avalia a documentação, libera as emendas e fiscaliza a aplicação financeira.

Folia

Agência de Metrologia dá dicas para evitar acidentes de consumo no Carnaval

Folião que vai viajar e se hospedar em hotel, pousada ou casa alugada deve estar atento às recomendações de segurança do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Inmetro




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira