Monday, 15 de July de 2019

POLÍTICA


TRE-TO recebe votos de escoteiros para a Votação Paralela

06 Oct 2012

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da comissão da Votação Paralela, realizou, neste sábado (6), a recepção de votos em cédulas preenchidas pelo Grupo Escoteiros Tocantins para o processo de Votação Paralela, no auditório do Regional.

A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. O objetivo é garantir à sociedade a lisura no processo de captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.

De acordo com o presidente do Grupo Escoteiro do Tocantins, Fernando Rodrigo Superti, a participação dos escoteiros na Votação Paralela é relacionada à atividade de ser um escoteiro. "O voto é um ato de cidadania e trabalhamos com a formação do caráter da criança, adolescente, que é escoteiro. O cidadão tem que buscar contatos com atos de cidadania e participar das Eleições, exercer seu direito", disse.

A escoteira Giulia Barbosa, 14, afirma que "uma das coisas do escoteiro é ajudar a pátria e participar da votação ajuda no nosso estado e é importante para nós."

Após a votação em cédula de papel pelos escoteiros, aconteceu a explicação de como funciona o processo pelas servidoras componentes da comissão de Votação Paralela, Cristiane Regina Boechat Tose (Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP), Maria Zita Rodrigues Vilela Dias (Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação-SJI). Durante a explanação, foi destacado que apesar da urna estar preparada para a votação, a urna só aceita a votação a partir das 8h do domingo (7).

Também foi exibido vídeo elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que aborda uma retrospectiva de como aconteceu a aquisição do direito do voto e sua importância para o cidadão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira