Thursday, 18 de October de 2018

POLÍTICA


Serviço

TSE divulga calendário eleitoral de 2008

03 Jun 2008

Mais uma vez os brasileiros voltam às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, processo que parece estar, aos poucos, se tornando mais democrático. O calendário eleitoral divulgado pelo TSE alerta os eleitores, candidatos e partidos quanto aos prazos, e aconselha a população a acompanhar de perto as ações quanto ao cumprimento das datas e restrições impostas pela Justiça Eleitoral.
Representante do TSE - Tribunal Superior Eleitoral esclarece aos leitores do jornal O GIRASSOL que as irregularidades encontradas durante o processo eleitoral devem ser encaminhadas ao MPE - Ministério Público Eleitoral na 29ª zona de Palmas, para que seja registrada a denúncia.
O eleitor também deve estar atento aos prazos de liberação dos títulos transferidos e requerimento de segunda via de títulos para aqueles que se encontram fora do seu domicílio.
Vale a pena estar atento às seguintes datas divulgadas pelo TSE:

 

10 a 30 de junho – A partir desta data, será permitida a realização de convenções* para definir coligações* e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.
A partir do dia 10 de junho, será dado início ao período para nomeação dos membros das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
*ver nota explicativa no final desta matéria
1º a 05 de julho – Proibida a veiculação e divulgação de propaganda partidária gratuita e propaganda política paga no rádio e na televisão.
05 de julho – Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além de serem vedados também, a partir desta data, aos candidatos aos cargos de prefeito e de vice-prefeito, participar de inaugurações de obras públicas, bem como a transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios.
06 de julho – Liberada a propaganda eleitoral aos candidatos, aos partidos políticos e às coligações para realizarem comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h. Esta propaganda é paga e, a partir desta data, começa a ser elaborado o plano de mídia para a propaganda gratuita, que inicia em 19 de agosto.
07 de julho – Último dia para o eleitor portador de necessidades especiais comunicar ao juiz suas restrições e necessidades, para que sejam providenciados os meios e recursos destinados a facilitar-lhe o exercício do voto.
27 de julho – Prazo final para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos.
31 de julho – A partir desta data, o Tribunal Superior Eleitoral poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários para a divulgação de seus comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.
06 de agosto – Este é o primeiro momento em que os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados a divulgar, através da Internet, relatório discriminando os recursos em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, exigindo-se a indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados.
Também é o último dia para o eleitor que estiver fora do seu domicílio requerer a segunda via do título eleitoral ao juiz da zona em que se encontrar.
12 de agosto – Último dia para realização do sorteio, pelo juiz eleitoral, para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.
19 de agosto a 02 de outubro – Período de apresentação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
06 de setembro – Segundo momento para a prestação de contas dos partidos políticos, coligações e candidatos através da Internet. Todos os recursos recebidos e gastos realizados devem ser apresentados.
25 de setembro – Último prazo para o eleitor requerer a segunda via do título Eleitoral.
02 de outubro – Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Último dia para a realização de debates.
03 de outubro - Último dia para a divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita e em páginas institucionais na Internet.
04 de outubro – último dia para propagandas sonoras e distribuição de materiais de campanha.
05 de outubro - ELEIÇÕES
26 de outubro – Segundo turno das eleições em municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira