Tuesday, 01 de December de 2020

POLÍTICA


Campanha

Vacinação do idoso bate recorde histórico

30 Jul 2008

Mais uma vez, o Brasil foi exemplo de mobilização na campanha contra a gripe e superou a meta de vacinação da população idosa. Em 2008, 14.030.311 pessoas com 60 anos ou mais compareceram às salas de vacinação durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada entre os dias 26 de abril e 16 de maio. De acordo com o balanço final da campanha, consolidado hoje, dia 29 de julho, pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas imunizadas corresponde a 87% de cobertura - sete pontos percentuais acima da meta de 80%.

“Os resultados obtidos pelos estados e municípios foram excelentes e superaram nossas expectativas. Isso indica que a população da terceira idade confia e adere à estratégia adotada pelo governo para a prevenção de casos e óbitos por gripe”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.  Ele ressalta que é preciso repetir este modelo bem-sucedido de mobilização para a campanha de vacinação contra rubéola, que ocorrerá entre 9 de agosto e 12 de setembro e irá vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos em todo o país.  “Temos um enorme desafio que é vacinar 70 milhões de pessoas contra a rubéola. Precisamos sensibilizar toda a população-alvo e o sucesso da vacinação do idoso mostra que a população está consciente da importância dessas ações”, diz o secretário.

 

RECORDE

Em números absolutos, esse foi o ano em que mais se vacinou idosos no país – foram 13,8 milhões em 2007 (86,7%) e 13,5 milhões em 2006 (85,72%). Esse aumento da população de pessoas com 60 anos ou mais pode ser atribuído à melhoria da qualidade de vida dos idosos, que hoje têm maior expectativa de vida.

Em percentuais, o dado de 2008 só perde para o de 1999, quando foi implantada a vacinação contra a gripe no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, naquele ano, foram vacinadas pessoas com 65 anos ou mais, portanto uma base populacional menor do que a dos anos seguintes, uma vez que meta foi elevada para 70%, em 2000, e para 80%, em 2008.

Todos os estados e o Distrito Federal ultrapassaram a meta, alguns até alcançando 100% de idosos vacinados (veja tabela). Na avaliação por região, as coberturas ficaram em 96,63% no Centro-Oeste, 94,24% no Norte, 87,62% no Nordeste, 86,81% no Sul e 84,55 no Sudeste. Além disso, 88,46% (4.922) do total dos 5.564 municípios brasileiros tiveram 80% ou mais de cobertura.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às outras doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira