Friday, 22 de June de 2018

Friday, 22 de June de 2018

POLÍTICA


Vereadores

Vereadoras de Palmas solicitam instalação de delegacias da mulher nos distritos de Taquaruçu e Buritirana

09 Mar 2018    16:35
Cleober Taquara Vereadoras de Palmas solicitam instalação de delegacias da mulher nos distritos de Taquaruçu e Buritirana

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Câmara de Palmas realizou uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A data é marcada pela luta histórica das mulheres, que conquistaram seus direitos políticos, sociais e econômicos.

Durante o evento, as vereadoras Vanda Monteiro, Laudecy Coimbra e Vânia do Aureny apresentaram um ofício solicitando ao governador Marcelo Miranda a instalação de Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam) nos distritos de Taquaruçu e Buritirana.

De acordo com as parlamentares, no Tocantins há 13 unidades da Deam, sendo duas em Palmas, um número expressivo de delegacias se comparado a outros estados da federação. Mas apesar da Capital estar bem assistida, a distância do centro da cidade, onde estão as delegacias, e os distritos dificulta o acesso rápido ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

Na ocasião as vereadoras também pediram apoio dos colegas parlamentarem para a aprovação de projetos de lei que beneficiem as políticas públicas voltadas para as mulheres. “Muitos estão parados nas comissões e são projetos de grande relevância para todas nós”, destacou Vanda Monteiro.

A delegada Suzane Fleury Orsine, da Delegacia da Mulher da Região Centro-Norte, afirmou que são alarmantes os números de violência contra a mulher no estado. Segundo ela, em 2017, por exemplo, as delegacias do Estado atenderam a 3.980 casos de estupro contra as mulheres.

“Por tudo isso é preciso ressaltar a importância dos projetos aprovados nesta Casa, como o de autoria da vereadora Vanda Monteiro, que dispõe sobre a divulgação do disque 180 nos órgãos públicos e comércios da Capital, e um outro de autoria da vereadora Laudecy Coimbra, que visa implantar a Patrulha Maria da Penha”, explicou a delegada.

Dia de luta

Neste 8 de março a Câmara de Palmas relembrou as origens do Dia Internacional da Mulher, que é a conquista dos direitos femininos. A ressignificação dessa luta foi destacada na fala da vereadora Laudecy Coimbra. “É uma data para celebrar nossas conquistas, e não para venda de flores, bombons. Não é uma data comercial, é uma data de luta pelos direitos das mulheres”, destacou.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Flavia Sousa Rodrigues também ressaltou a importância da data. “Temos que lembrar das mulheres russas que se manifestaram por melhores condições de vida e trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. Esse é o símbolo dessa data, um dia de luta”, afirmou.

Ainda de acordo com a promotora, as mulheres estão cada dia mais cientes de seus direitos. “Antes as mulheres vítimas de violência procuravam as delegacias apenas quando ocorriam lesões graves. Hoje as denúncias são feitas logo quando começam as ameaças e isso demonstra que já se pode agir na fonte da violência”, destacou. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

27

PARABÉNS!
PARABÉNS!

26

BOM
BOM

32

AMEI!
AMEI!

41

KKKK
KKKK

32

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

33

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

30

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Deam Taquaruçu Buritirana

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Em jogo tenso, Brasil vence a Costa Rica por 2 a 0 nos acréscimos

Seleção brasileira criou muitas oportunidades e só marcou gols nos acréscimos na vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica

Eleições 2018

Presidente do TRE-TO e Comissão de Segurança Institucional apresentam ações para o 2º turno das Eleições Suplementares

O presidente da Comissão de Segurança Institucional, juiz membro Rubem Carvalho disse que a partir das 14 horas de sábado, 23/6, os membros da comissão já estarão reunidos.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira