Thursday, 18 de October de 2018

POLÍTICA


Educação

Vice-governadora defende que Fies receba recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte

04 Dec 2017

Fátima Miranda/Governo do Tocantins
 
A vice-governadora Claudia Lelis defendeu, juntamente com os governadores que fazem parte da Amazônia Legal, que a partir de 2018 os recursos do  Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) possam financiar o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). O posicionamento foi apresentado durante a 17ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Condel /Sudam), nesta sexta-feira, 1º de dezembro, em Belém (PA).
 
Para Claudia Lelis, os recursos do FNO são fundamentais para  manter muitos programas em funcionamento. "Se o FNO destinar recursos para financiamento de programas como o FIES, todos os estados sairão ganhando. O programa atende estudantes de baixa renda e contribui muito para que os jovens possam ingressar e cursar uma universidade", destacou a vice-governadora. 
 
Os governantes presentes defenderam que os cursos financiados sejam de acordo com as necessidades de cada estado, buscando atender as demandas regionais. "O Tocantins tem uma população com 52% de jovens, e tem forte vocação para o agronegócio e, por isso, defendo que os cursos financiados pelo programa possam ser neste segmento e que cada estado tenha cursos conforme sua necessidade", pontuou Lelis.
 
O Ministro da Integração e Presidente do Condel, Hélder Barbalho, defendeu que os recursos do FNO e Fundo do Desenvolvimento da Amazônia (FDA) também possam ser aplicados em cursos de pós graduação.
 
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) defendeu, durante a reunião, que os recursos da Sudam possam ser aplicados por meio de empréstimos aos municípios da Região Norte. "Os municípios passam por muitas dificuldades e com esses recursos os investimentos serão, com certeza, realizados nos municípios. O Condel irá inserir essa proposta nas próximas reuniões do órgão", destacou Jairo Mariano.
 
FDA e financiamentos
 
Entre as propostas e aprovadas nesta reunião do Condel estão o resgate da atratividade do FDA para retornada da sua aplicação; a prorrogação dos prazos para concessão dos incentivos fiscais na região; a revisão da lei de diretrizes orçamentárias para promover maior segurança e ambiente seguro para investidores; a destinação do orçamento 2018 e as áreas prioritárias dos cursos que devem ser financiado pelo FNO por meio do Fies; também foi anunciado que o Banco da Amazônia (Basa) estará financiado, a partir de 2018, projetos de energia fotovoltaica para pessoa física. 
 
Presenças
 
Participaram, além da vice-governadora Claudia Lelis, o governador em exercício do Pará, Zequinha Marinho; o governador do Amazonas, Amazonino Mendes; o governador de Rondônia, Confúncio Moura; o vice-governador do Amapá, João Bosco Paes; o presidente do Basa, Marivaldo Melo; o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Silva; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Mariano; entre outros.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

26

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

21

KKKK
KKKK

50

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

21

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira