Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

SAÚDE


Viver

4º Fórum Nacional de Nutrição alerta: é preciso união e conscientização para combater a obesidade crescente

29 Sep 2017

SÃO PAULO, 29 de setembro de 2017 -- Os dados alarmantes sobre a obesidade, excesso de peso e deficiência nutricional no Brasil e no mundo, as diferentes opiniões sobre alimentação saudável e o papel do governo e da indústria na difusão da informação sobre com responsabilidade foram os temas debatidos, durante o 4º FÓRUM NACIONAL DE NUTRIÇÃO, evento promovido pelo LIDE e LIDE SAÚDE, na última terça-feira (26), em São Paulo.

Cintia Cercato, endocrinologista e metabologista, apresentou dados preocupantes da Vigitel Brasil 2016. "Ao mesmo tempo em que aumenta o consumo de frutas e hortaliças, e também a prática de atividade física, cresce o número da obesidade - são 18,9% de obesos no país", alertou a especialista, que completou: "a obesidade deve ser encarada por todos os setores como doença. Políticas públicas devem ser implantas com urgência para difusão do consumo alimentar saudável".

A importância do aconselhamento de um profissional foi destacado pela nutricionista e coordenadora da equipe de Nutrição do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Comer Compulsivo e Obesidade (GRECCO) Fernanda Pisciolaro. "É importante que o indivíduo aprenda a aceitar, diferenciar e respeitar os sinais vitais de fome e das emoções, da saciedade, vontade e prazer", explicou. Sonia Tucunduva, nutricionista sanitarista, apontou os benefícios da fortificação dos nutrientes para a saúde. "A introdução de pontuações e índices de perfil de nutrientes e energia pode ajudar a indústria, e principalmente, a população na adoção de hábitos e alimentos saudáveis".

Desmistificar o processamento dos alimentos foi a proposta de Marcelo Cristianini, professor e coordenador da Universidade Estadual de Campinas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos (NEPA). "Não podemos afirmar que todo o alimento natural é seguro ou todo sintético é perigoso. A inovação e a tecnologia avançam em alta escala na indústria alimentícia, garantindo a segurança do alimento e a conservação dos nutrientes", revelou.    

O encontro contou ainda com a exposição de Mauro Fisberg, médico-pediatra, diretor do Núcleo de Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI - Hospital Infantil Sabará e curador do Fórum. "Ficou muito claro que nós sabemos quais são os problemas: o excesso de peso, a carência nutricional, a obesidade como uma epidemia global, a fome oculta, a epidemiologia relacionada a densidade e volume dos alimentos e o descontrole da informação".

Ainda durante o Fórum, Dan Linetzky Waitzberg, presidente e coordenador do Grupo de Pesquisa de Nutrição Humana NAPAN; Franco Lajolo, professor Sênior do departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Famarcêuticas da USP; e Maria Marlene Pires, professora/orientadora e membro Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC, foram homenageados por suas contribuições nos campos da saúde e nutrição.

O 4º FÓRUM NACIONAL DE NUTRIÇÃO contou com o patrocínio da NESTLE e importantes empresas para sua realização. O apoio foi da TETRA PAK e a colaboração da DSM. A COMUNICARE CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO, CORPORATE IMAGE, ECCAPLAN, F&Q BRASIL e GRUPO BEM foram os fornecedores oficiais. Entre os mídia partners estavam o jornal DCI, as revistas ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO e LIDE, a PR NEWSWIRE, as rádios BANDEIRANTES e BAND NEWS, além da TV LIDE.


FONTE 4º FÓRUM NACIONAL DE NUTRIÇÃO

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

13

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado

Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias

Máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA)


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil

O regulamento da competição, com todas as informações da corrida, foi publicado no Diário Oficial do Tocantins, edição nº 5201, de quarta-feira, 19 de setembro.


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira