Sunday, 17 de February de 2019

SAÚDE


Saúde Mental

Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil terá atendimento multiprofissional

18 Dec 2017

Psicologia, psiquiatria e fonoaudiologia são as especialidades oferecidas pelo Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil que a partir da próxima segunda-feira, 18, estará em pleno atendimento no Centro de Saúde da Comunidade Professora Isabel Auler, na Arso 23. O ambulatório será referência para toda a Capital, entretanto, por se tratar de atendimento especializado, as crianças e adolescentes serão atendidos mediante encaminhamento dos profissionais dos centros de Saúde da Comunidade e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

De acordo com a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Dhieine Caminski, ainda em 2018, novas especialidades complementarão os serviços ofertados pelo ambulatório. São elas: Nutrição, Terapia Ocupacional e Serviço Social. "O objetivo é agregar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial dentro da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde​ com intuito de acolher a partir da perspectiva da determinação social do processo saúde-doença e neste escopo de ações, as dimensões psíquicas ​e sociais ​dos sujeitos​ e promover saúde mental desde a infância", ressalta a gerente.

O secretário Nésio Fernandes destaca que o ambulatório antecede a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-I)​. "Estamos organizando a Rede de Atenção Psicossocial em Palmas e um dos componentes que faltava era um serviço que atendesse crianças e adolescentes. Esse ambulatório vai no futuro se emancipar dentro da organização, no nosso Caps Infantil. Nós já estamos com o projeto sendo licitado no próximo ano e nós em breve teremos o Caps Infantil que vai completar o serviço", explica.

A psicóloga Ana Letícia Covre Odorizzi reitera que o atendimento no ambulatório será para os casos de média e grave complexidades. "Após ter passado pelos profissionais dos centros de saúde da comunidade e do Nasf e eles perceberem que essa criança ou adolescente tem algo mais complexo e que precisa ser melhor avaliado e de uma intervenção a longo prazo, aí sim eles serão encaminhados para cá", reitera Ana, complementando que o atendimento pode ser tanto individual como em grupo, compreendendo ainda a orientação aos familiares do paciente.

"Nossa principal missão e meta é atender os pacientes que tenham transtornos mentais na infância e adolescência. Por isso, o ambulatório foi elaborado na intenção de proporcionar todo o acolhimento, porque tratar um paciente que tem um transtorno mental não é simplesmente tratar também o pai e a mãe, mas sim tratar a família como um todo. Aqui nesta unidade temos uma área de acolhimento, salas de terapia e psicologia infantil e profissionais capacitados", complementa o psiquiatra Lucas Leite.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira