Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

SAÚDE


Setembro Verde

Campanha Setembro Verde incentiva a doação de órgãos e tecidos

26 Sep 2017

Governo do Tocantins
 
Doar órgãos é um ato sublime repleto de amor, solidariedade e respeito pela vida. Nenhum transplante seria possível sem um doador. O gesto da doação possibilita o resgate da saúde física e psicológica de várias pessoas, sejam elas pacientes ou familiares, trazendo de volta a esperança de viver. Neste contexto, a sensibilização das famílias e discussão do tema doação tem elevado o número de órgãos e tecidos disponíveis para transplante, mas ainda existe um longo caminho a trilhar, para contemplar todos os que aguardam nas listas de espera.
 
O Brasil possui o maior programa público de transplantes do mundo e no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que faz parte da Campanha Nacional Setembro Verde, cor que representa a esperança, saúde e vitalidade.
 
O Estado do Tocantins está inserido no cenário nacional dos transplantes com o credenciamento de uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO) desde 2012, responsável principalmente pelo gerenciamento da fila de doadores/receptores e a distribuição de córneas oriundas do banco estadual ou de outros bancos do país.
 
Além da notificação e captação de órgãos e tecidos, o Estado possui um Banco de Olhos Público (BOTO) funcionando desde dezembro de 2016, responsável pela abordagem familiar, captação, processamento, preservação e armazenamento das córneas,  um serviço público de transplante de córnea (Hospital Geral de Palmas) e um serviço privado credenciado (Hospital de Olhos do Tocantins), ambos responsáveis pela realização do transplante de córnea.
 
Até este mês, foram efetuadas 29 doações de órgãos e 53 transplantes realizados no Tocantins. Segundo a oftalmologista do BOTO, Núbia Freitas, o processo de doação só é possível com o consentimento do doador ou familiar (1º e 2º grau), algo que deve ser informado em vida pelo doador, mas quando não o fez, a decisão é da família.
 
A conscientização pode trazer alegria para pessoas como aconteceu com o servidor público Raimundo Moreira, que realizou o transplante de córnea em janeiro deste ano e segue normalmente a vida agradecido. "Durante dez anos, usei uma lupa para poder ver as coisas direito. A central de transplante do Tocantins é uma realidade maravilhosa. Hoje, estou bem e vou fazer a segunda cirurgia do outro olho logo que possível. É também maravilhoso ver uma família que diante da dor da perda ainda doa órgãos para ajudar outras pessoas. Isso é realmente importante. Eu já falei com minha família que tenho o desejo de ser doador e também ajudar alguém", ressaltou.
 
Projeto de Lei

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado o Projeto de Lei "Setembro Verde", para que institui o mês de setembro como um marco para que as pessoas sejam chamadas à reflexão, emblemático para a doação de órgãos e tecidos no Tocantins.  
 
Informações adicionais

Em 1997, o Congresso Nacional promulgou a Lei dos Transplantes (Lei n° 9.434 de 04 de fevereiro de 1997), que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante. A Lei foi regulamentada pelo Decreto n° 2.268 de 30 de junho de 1997, com o propósito de minimizar distorções.
 
Em 30 de junho de 1997, foi criado o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição para finalidades terapêuticas e de transplantes. A partir da criação do SNT, listas únicas de receptores foram implantadas, assim como as Centrais Estaduais de Transplantes (CNCDO) foram criadas e estabelecimentos e profissionais de saúde foram devidamente cadastrados e autorizados e estabelecidos critérios de funcionamento, no país.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira