Palmas, 27/07/2017

Saúde

Capacitação

Capacitação de servidores da Saúde foca melhor atendimento a pacientes com doenças crônicas

  • Com o objetivo de organizar e melhorar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está implantando o Modelo de Atenção a Doenças Crônicas (MACC)


Redação Semus

Com o objetivo de organizar e melhorar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está implantando o Modelo de Atenção a Doenças Crônicas (MACC). Desde março deste ano, técnicos da Semus e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) estão recebendo orientações de consultores do Instituto Sírio Libanês para construir as estratégias de atendimentos na rede de saúde.
 
De volta a Palmas nesta semana, o mestre em Saúde Pública Wagner Fulgêncio Elias, que é um dos consultores do Instituto, abordou o acesso do usuário aos serviços de saúde e a importância do envolvimento do profissional com o usuário e a comunidade. "É, sem dúvida, um grande desafio. Fazer com que o trabalhador da Saúde entenda que um sistema de saúde precisa cuidar das pessoas para que elas não adoeçam e não apenas cuidar de doentes e de doenças. Temos várias experiências que demonstram que os sistemas de saúde que estruturam seus modelos com base em uma Atenção Primária à Saúde (APS) forte e resolutiva obtêm resultados sanitários melhores", afirma.
 
O enfermeiro Alessandro Pantoja, que é assessor técnico da Semus, explica que a meta da gestão é estabelecer as diretrizes para o cuidado às pessoas com doenças crônicas na Rede, assim como subsidiar a organização dos serviços oferecidos pela saúde de Palmas.
 
De acordo com Pantoja, vários passos já foram dados para efetivação do projeto. "Notamos que os trabalhadores da saúde que já tiveram a oportunidade de passar pelo encontro com os consultores estão animados para aplicar o método com os usuários nas unidades", garante, acrescentando que grande parte dos técnicos está encarando a nova metodologia como mais um grande desafio.
 
Para o secretário Nésio Fernandes, o SUS é um sistema de saúde em constante construção e com muitos desafios a serem enfrentados, seja de ordem financeira, operacional, estrutural ou de gestão.
 
--
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus