Monday, 18 de June de 2018

Monday, 18 de June de 2018

SAÚDE


Odontologia

CFO e ABRO mobilizam categoria contra lei que tenta impedir atuação de profissionais da odontologia

27 Sep 2017

Os exames radiográficos fazem parte da rotina de clínicas e consultórios odontológicos. Não há como exercer a Odontologia sem a utilização deste recurso de imagem, tanto, que os raios-X fazem parte da competência profissional do cirurgião-dentista e do técnico em saúde bucal. Mas o exercício pleno dos profissionais da odontologia está sob ameaça, que surge através do Projeto de Lei 3.661/2012, de autoria do senador Paulo Paim.
 
O texto legislativo estabelece um novo marco regulatório da profissão de técnico e tecnólogo em radiologia e de bacharel em ciências radiológicas. Caso aprovado, os profissionais da odontologia não poderão mais realizar exames radiográficos, indispensáveis, por exemplo, para tratamento de canal, cirurgias, avaliações de periodonto e diagnóstico ortodôntico.
 
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO) têm manifestado grande preocupação. A polêmica proposta, depois de cinco anos "adormecida", voltou a ser discutida no Congresso Nacional. O assunto foi pauta da Comissão de Seguridade Social e de Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a ABRO marcaram presença, agindo na defesa dos profissionais da Odontologia. "O CFO e a Abro entendem que os profissionais da odontologia são altamente capacitados para oferecer o serviço de radiologia com total segurança à população brasileira", afirma a presidente da ABRO Mychelle Schmitt Gurgacz, membro da comissão de radiologia do CFO.
 
"O CFO está empenhando em mobilizar toda a categoria, e sensibilizar os parlamentares, para que não sejam retirados direitos garantidos aos cirurgiões-dentistas e aos técnicos em saúde bucal, inclusive buscando a criação da Frente Parlamentar da Odontologia para garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde bucal", afirmou o presidente do CFO, Juliano do Vale.
 
A batalha do CFO e ABRO e de toda a Odontologia é para a aprovação de uma emenda excluindo a Odontologia do projeto de lei. "Não há como exercer a Odontologia sem conhecer o uso dos raios X, isto é uma habilidade incorporada durante o processo formativo", ressalta a presidente. Um abaixo assinado também está em andamento para demonstrar o tamanho da preocupação e a necessidade de reavaliação do texto que tramita no Congresso Nacional.
 
Fonte: Da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Brasil empata com a Suíça em estreia na Copa da Rússia

Com o empate, Brasil e Suíça estão em segundo lugar no grupo com um ponto cada. A Sérvia, que venceu a Costa Rica por 1 a 0 no primeiro jogo do dia, é a líder do grupo E

Copa 2018

Conheça a trajetória do Brasil nas Copas

O Brasil já tem cinco títulos mundiais e continua a ser o único a estar presente em todos os campeonatos.



Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México

O abalo, segundo a rede de monitoramento sísmico do México, foi originado de maneira artificial e foi causado, provavelmente, por “saltos massivos”


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo

Gabi pareceu ter uma grande base de conhecimento para responder questões abordadas pelas pessoas quando o assunto é a seleção que representa


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste

Giménez se tornou o herói do encontro com seu gol nos momentos finais


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste


Copa 2018

Messi perde pênalti e Argentina empata com Islândia


Copa 2018

Ela é espanhola, mas gosta do Cristiano Ronaldo


Copa 2018

Cristiano Ronaldo faz três gols e garante empate com a Espanha


Copa 2018

Ídolo do Horsens, tocantinense Gilberto Macena acredita em boa performance da Dinamarca na Copa do Mundo


Tocantins

CEAS Tocantins elege entidades da Sociedade civil para Gestão 2018/2020



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira