Wednesday, 03 de June de 2020

SAÚDE


Treinamento

Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

01 Feb 2019
Nielcem Fernandes Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível EpiSUS-Fundamental encerra sua primeira oficina nesta sexta-feira, 01, formada por 26 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios. O treinamento é coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde.

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, ficando estes servidores no final do curso, responsáveis para atender as demandas epidemiologia da região.

Tânia Portella, instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, explica como funciona a capacitação. “O curso tem a duração de três meses, onde acontecerá em três oficinas. Essa primeira oficina acontece de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, a segunda em março e a terceira oficina final será em abril. O público alvo são profissionais da área de saúde, da vigilância, atenção primaria, laboratórios e nosso foco é epidemiologia de campo, então trabalhamos conteúdos de epidemiologia básica, desde conceitos básicos de vigilância e também o controle de surtos e epidemias.”
Ela explica ainda que a estrutura do curso contempla um instrutor nacional, que vem e ministra todas as aulas. “Temos o apoio do Estado que fornece e disponibilizam técnicos que são nossos tutores, eles que vão acompanhar os alunos para que eles possam desenvolver as atividades em campo e apresentar na próxima oficina.”

Orcélia Sales do Núcleo de Educação Permanente –NEP/SVPPS, é uma das tutoras e fala dos benefícios do treinamento no processo de trabalho para a Saúde do Estado. “Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados.”

EPISUS – O EpiSUS é um treinamento oferecido pela SVS para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Em dois meses, 107 milhões de brasileiros pediram auxílio emergencial

Cerca de 100 mil pessoas se cadastraram de ontem para hoje

Pandemia

Tocantins confirma 228 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.698 casos no total, destes, 1.734 pacientes estão recuperados, 2.882 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 82 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira