Friday, 19 de July de 2019

SAÚDE


Vacinação

Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo é realizado neste sábado

17 Aug 2018    11:12
Divulgação Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo é realizado neste sábado

Neste sábado,18, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. Durante todo o dia, os pais e responsáveis  poderão levar os filhos de um ano até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) em uma das 294 salas de vacinação das unidades de saúde em todo Estado. A campanha teve início dia 6 e prossegue até o dia 31 deste mês. Neste sábado os municípios estarão vacinando a população-alvo da campanha no período das 8 às 17h.

O objetivo da campanha é manter elevadas coberturas vacinais contra a poliomielite e sarampo nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite e  manter o Brasil livre da circulação autóctone do vírus do sarampo, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A enfermeira da Gerência Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Greicy Rivello, ressalta que a população a ser vacinada no Tocantins é de 99.049 crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Sendo que a cobertura mínima a ser alcançada é 95%. “Os pais e responsáveis são os atores importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e que ao se dirigirem as salas de vacinação é necessário apresentar o cartão de vacina para verificação do histórico de vacinação da criança ou certidão de nascimento”, afirma.

Poliomielite

Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Sarampo

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira