Saturday, 23 de February de 2019

SAÚDE


Vacinação

Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo é realizado neste sábado

17 Aug 2018    11:12
Divulgação Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo é realizado neste sábado

Neste sábado,18, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. Durante todo o dia, os pais e responsáveis  poderão levar os filhos de um ano até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) em uma das 294 salas de vacinação das unidades de saúde em todo Estado. A campanha teve início dia 6 e prossegue até o dia 31 deste mês. Neste sábado os municípios estarão vacinando a população-alvo da campanha no período das 8 às 17h.

O objetivo da campanha é manter elevadas coberturas vacinais contra a poliomielite e sarampo nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite e  manter o Brasil livre da circulação autóctone do vírus do sarampo, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A enfermeira da Gerência Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Greicy Rivello, ressalta que a população a ser vacinada no Tocantins é de 99.049 crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Sendo que a cobertura mínima a ser alcançada é 95%. “Os pais e responsáveis são os atores importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e que ao se dirigirem as salas de vacinação é necessário apresentar o cartão de vacina para verificação do histórico de vacinação da criança ou certidão de nascimento”, afirma.

Poliomielite

Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Sarampo

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira