Sunday, 25 de August de 2019

SAÚDE


AL

Doença sem cura, Projeto cria Dia de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia

09 Jul 2019    13:28    alterado em 09/07 às 13:28
Doença sem cura, Projeto cria Dia de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) que institui o Dia Estadual de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia. Segundo o parlamentar é preciso debater essa doença que, infelizmente, ainda não tem cura e aflige milhares de pessoas.

Pela proposta, a data será celebrada no dia 12 de maio de cada ano. O objetivo do Projeto de Lei são de debater e promover a troca de experiências e informações sobre a doença, entre profissionais, pacientes e sociedade em geral. A proposta aprovada também busca abrir espaço para profissionais ligados à área da saúde apresentarem novos estudos e pesquisas sobre a fibromialgia.

Segundo Ayres, o projeto é uma sugestão apresentada pela Associação Brasileira dos Fibromiálgicos – ABRAFIBRO e que ele não poderia deixar de atuar nessa causa. “Um maior debate e informações ajudam a melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença. Precisamos realizar essas ações aqui no Tocantins”, explicou. O Projeto de Lei aprovado agora aguarda a sanção do governador.

A doença

Fibromialgia é uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. A maioria dos pacientes com fibromialgia são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece, não parecendo haver qualquer relação com os hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes, quanto depois da menopausa.

Segundo informações divulgadas pelo Hospital Sírio Libanez, a fibromialgia (FM) atinge de 2 a 10% da população mundial, sendo predominante entre mulheres jovens e de meia idade (20 a 50 anos), em uma proporção de sete mulheres para cada homem, mas pode acometer pessoas de qualquer idade ou gênero. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos, porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, como genética, infecções por vírus, distúrbio do sono, trauma físico, entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira