O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde

09/12/2019

Educação inicia atividades alusivas à Semana da Deficiência Visual

Será uma semana de atividades interativas com palestras, passeios ciclísticos e seminários. As atividades serão realizadas nos dias 9, 10 e 11

Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes(Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 9, a programação da III Semana daDeficiência Visual, com estudantes e professores lembrando a importância daeducação inclusiva. A abertura foi realizada às 8 horas, no hall da Seduc.

A secretária Adriana Aguiar destacou a importância do momentopara a reflexão sobre a educação inclusiva. “É uma ocasião para comemorar, sãopessoas que nos dão exemplo de força, de determinação e de superação. Temosmuito o que aprender com os alunos e professores que integram a educaçãoespecial”, explicou.

A programação está sendo coordenada pela gerente de EducaçãoEspecial, Paola Regina Martins Bruno, que ressaltou avanços significativos quea educação especial vem alcançando ao longo dos anos.

Maria Roseni é mãe de João Pedro, de 16 anos, ela contou que,desde os quatro meses de idade, passou e levar o filho para o Centro deAtendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes da Seduc. “Lá,meu filho desenvolveu o tato, a audição, e, hoje, ele é um menino que procuraser independente. Ele canta, estuda e não imagino como seria a sua vida semesse atendimento”, contou Maria Roseni.

João Paulo, por sua vez, aproveitou a ocasião para cantar edeixar uma mensagem de união e esperança nesse período que se comemora o Natal.Por causa de uma microcefalia, João Pedro tem algumas limitações, mas isso nãoo impede de desenvolver suas habilidades.

Outra pessoa que apresentou foi a professora Maria DinalvaTavares Carneiro, com deficiência visual. Ela coordenou a parte devocional efrisou as deficiências sociais e humanas. “Temos uma sociedade com problemas,pessoas com coração fechado, o que considero uma das principais deficiências.Precisamos desenvolver um coração que floresce, que transmite alegria eesperança”, frisou Maria Dinalva.

A semana da Deficiência Visual tem o objetivo de informar,conscientizar e sensibilizar estudantes, professores e a sociedade sobre osavanços da inclusão social e educativa.

Programação

A primeira palestrante do dia foi com a oftalmologista SusanErika Yano da Silva Mocelin, que abordou o tema O profissional da oftalmologia e o atendimento às pessoas com deficiênciavisual – saúde ocular e as principais patologias. Ela falou da prevenção edas principais doenças oculares, como glaucoma, degeneração macular relacionadaà idade, catarata e outras enfermidades. “De acordo com os estudos, mais de 80%dos casos de cegueira poderiam ser evitados, por isso, é tão importante ainformação. Em alguns casos, poderemos reduzir os riscos de cegueira e, noscasos irreversíveis, poderemos orientar a conviver com a doença e a melhorar aconvivência social”, ressaltou Susan.

No período da tarde, as atividades serão realizadas no Centrode Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes. Às 14 horas,haverá uma palestra sobre O atendimento educacionale a educação precoce com a abordagem precursora ao processo de educaçãoinfantil da criança com deficiênciavisual, com a professora especialista Luana Arrais Resende.

Em seguida, o professor Leidmar Bastos Lima Coelho, coordenaráuma oficina denominada O Sistema Braillecomo recurso didático-pedagógico e comunicacional para pessoas com deficiênciavisual.

A programação segue durante a semana. Na terça-feira, 10,haverá uma atividade de recreação e lazer com um passeio ciclístico no ParqueCesamar, atividade coordenada pela professora Ana Paula Viana Oliveira.

No período da tarde, serão realizadas atividades dearquitetura e desenho universal, com a professora Andressa Kucla da RochaBrzezinski.

Assuntos Relacionados
#Seduc
Confira Também
Siope

Educação regulariza documentação junto ao Siope e Tocantins sai de cadastro de inadimplentes

Data Center

Seduc e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins discutem solução para Data Center

Serviço

Músicos tocantinenses buscam apoio da Adetuc para gravação de clipe

Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual

Seduc

Confirmação de matrícula dos alunos novatos da rede estadual de ensino segue até esta sexta-feira, 24