Sunday, 16 de December de 2018

SAÚDE


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré

20 Apr 2018    14:57
Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré

Um pedido inesperado e especial mobilizou as equipes multiprofissionais das UTIs geridas pela Intensicare em Palmas. A empresa recebeu um ofício da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, localizada na quadra 1306 Sul, solicitando a realização de exames médicos em 1200 alunos, para que as crianças e adolescentes pudessem ter aulas de natação na piscina semiolímpica da escola, inaugurada no início deste ano.

Uma força-tarefa foi instituída e profissionais de várias UTIs da Intensicare em Palmas se prontificaram a participar da ação voluntária. Os atendimentos foram realizados na quarta, 18, e nesta quinta-feira, 19, aos estudantes das 40 turmas da Escola de Tempo Integral.

“A Intensicare recebeu um ofício da escola informando que eles possuem uma piscina semiolímpica e que os alunos tem na grade curricular a aula de natação, mas que não estavam fazendo as aulas porque não haviam sido submetidos a exames médicos. A direção da escola então nos procurou, solicitando esse apoio, nós nos colocamos à disposição, montamos uma força-tarefa com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para vir atender as crianças. Este é um atendimento bem diferente do que costumamos fazer na UTI e toda a equipe ficou bastante encantada com a energia e alegria das crianças. Nós temos essa missão de salvar vidas e de colaborar com a sociedade da melhor forma que pudermos”, ex plicou Erika Quiel, gerente da UTI da Intensicare no Hospital Oswaldo Cruz.

A ideia de procurar o apoio das equipes da UTI partiu da secretária do Desenvolvimento Social de Palmas, Valquíria Moreira Rezende. “A gente observa que dentro da comunidade a Intensicare tem um trabalho muito sério e responsável. E é esse tipo de parceria que ajuda quem está formando crianças e adolescentes que vão poder mudar, no futuro, a vida do país. Temos aqui 1.200 crianças, muitas delas envolvidas em projetos sociais, são crianças que precisam e que tem na escola, por ser de tempo integral, a grande oportunidade de mudança de rota em suas vidas. Então nada melhor do que propiciarmos oportunidades para que médicos e profissionais da saúde em geral conheçam e convivam com crianças tão maravilhosas”, disse.

Ainda de acordo com a secretária municipal, “pelo fato de a escola ser muito nova e a inauguração das piscinas ter ocorrido este ano, somente uma estrutura como a da Intensicare poderia nos ajudar nesse mutirão tão importante. Essas parcerias, como essa com a Intensicare, são essenciais e muito bem vindas, porque são de coração, sem visar qualquer interesse a não ser o de melhorar a vida de quem precisa. Estamos agradecidos pela boa vontade e solidariedade da empresa e gostaríamos de contar com a Intensicare em muitas outras ações”, ressaltou Valquíria Rezende.

Contagiado pela alegria e energia dos pequenos pacientes, o médico intensivista Jorge Luiz Souza Rodrigues comentou a experiência do atendimento diferente da rotina nas UTIs. “Sair da nossa rotina é benéfico e nos faz perceber que existem tantas formas que podemos colaborar através do nosso trabalho. Uma equipe grande se mobilizou e veio prestar esse serviço, que foi muito gratificante. A gente se sente tocado pelo trabalho, e por mais simples que sejam esses exames que fizemos aqui hoje, comparados à complexidade dos casos que atendemos nas UTIs, tudo é medicina e ações como essa dão uma renovada no nosso ânimo”, explica o médico.

Aulas de natação começam nesta sexta

De acordo com o coordenador disciplinar na ETI Almirante Tamandaré, Jeziel Rodrigues Santos após o empenho e agilidade das equipes da UTI, as crianças já começam a ter aulas práticas de natação nesta sexta-feira, 20. “As escolas precisam que cada aluno tenha um atestado médico, informando que está em boas condições de saúde para poder utilizar a piscina. Várias outras escolas chamaram médicos residentes, que cobraram valores simbólicos para fazer os exames. Mas na nossa escola a Valquíria teve a ideia de convidar a Intensicare, que veio voluntariamente, na maior boa vontade, para ajudar a comunidade. Mandamos um ofício e fomos rapidamente atendidos. Nós achávamos que levaríamos uma semana para atender todos os aluno s, mas a empresa chegou aqui com uma equipe grande, que nos deu total atenção e em dois dias de muito trabalho todos foram examinados e já podem frequentar a piscina. Os estudantes estavam desde o começo do ano ansiosos por essas aulas e agora estão aptos a aproveitar”.

Trazendo há semanas suas roupas de banho nas mochilas na expectativa de aproveitar a piscina da escola, as alunas do 6º ano, Thaynara e Paula Ohana, de 11 anos, comemoraram a realização dos exames médicos. “Há dias eu esperava por esse exame e finalmente aconteceu, não vejo a hora de começar a aula de natação”, disse Thaynara. “Eu estava muito ansiosa por esse dia, porque eu amo nadar. Fizemos aulas teóricas sobre segurança e natação, e agora poderemos usar essa piscina maravilhosa”, completou Paula.

Com vários projetos esportivos, culturais, sociais e de sustentabilidade, a ETI faz a diferença na vida dos estudantes, de seus familiares e da comunidade. A escola é gerida pela Prefeitura de Palmas, com a parceria da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-TO) e da Marinha do Brasil.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

78

PARABÉNS!
PARABÉNS!

101

BOM
BOM

63

AMEI!
AMEI!

57

KKKK
KKKK

59

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

59

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

46

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Intensicare UTI Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira