Monday, 12 de November de 2018

SAÚDE


Estresse

Estresse pode levar à perda dos dentes

27 Apr 2018    13:08
Estresse pode levar à perda dos dentes

São Paulo, 27 de abril de 2018 De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. O estresse eleva a produção do hormônio cortisol que baixa a imunidade do organismo e, aliado à má higiene oral, favorece o surgimento de bactérias que podem afetar a gengiva e provocar, em casos extremos, a perda do tecido ósseo e até mesmo dos dentes.

"A tensão emocional e os episódios de estresse como o de jovens em fase pré-vestibular, o excesso de afazeres, términos de relacionamentos e perda de entes queridos, associados à presença de placa bacteriana, podem aumentar as chances de aparecimento da doença gengival ou periodontal", alerta o periodontista e editor do blog Dicas Odonto, Luiz Rodolfo May dos Santos.

No início, a pessoa não sente dor, pois o processo doloroso, com mobilidade dental, só surge em estágios mais avançados da doença. Por isso, é necessário estar atento a alguns sinais como mau hálito, gengiva avermelhada, inchada e com sangramento. O tratamento é realizado pelo cirurgião dentista, na maioria das vezes, requer raspagem do tártaro acumulado, além do alisamento e polimento dental. Feito isso, o paciente recebe mais orientações sobre higiene oral. Durante a intervenção, em alguns casos, é necessária a ingestão de medicamentos, como anti-inflamatórios ou antibióticos. "O paciente deve retornar ao consultório para realizar consultas de manutenção, seguindo à risca as recomendações de seu dentista", explica Luiz Rodolfo.

Entre as principais sequelas da doença estão o aumento da sensibilidade dos dentes, retração da gengiva e perda de parte do tecido ao redor dos dentes. Nos dois últimos casos, é recomendado avaliar se é possível fazer um enxerto para garantir uma melhor estética do sorriso e evitar grandes espaços entre os dentes, o que pode dificultar ainda mais a higienização da boca.

Caso não seja tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, um problema crônico que atinge o osso e as fibras que seguram os dentes. A doença periodontal é a principal causa da perda de dentes entre os adultos e os idosos.

A doença, que provoca o desenvolvimento de uma espécie de "bolsa" entre a gengiva e os dentes, tem controle com uma boa higienização bucal e visitas regulares ao dentista. Assim, para manter distância de doenças como a gengivite e a periodontite, é fundamental escovar corretamente os dentes após as refeições, sem esquecer o uso diário do fio dental, e visitar o consultório odontológico, no mínimo, duas vezes por ano.

Além disso, para reduzir o estresse, a dica é incluir hábitos saudáveis ao estilo de vida, como comer e dormir bem, fazer exercícios físicos e reservar um tempo para o lazer. Em casos mais extremos, no entanto, é preciso procurar a ajuda profissional. Tudo isso vai contribuir para manter a saúde bucal.

Para conhecer mais sobre procedimentos odontológicos e esclarecer dúvidas, acesse o vaaodentista.com. No site, são encontrados diversos tipos de tratamento, além de dicas sobre os principais cuidados com a saúde bucal e a localização dos profissionais em todas as regiões do Brasil.

Sobre a Dental Cremer

A Dental Cremer é líder nacional em venda de produtos odontológicos, sendo a primeira one stop shop da odontologia brasileira, disponibilizando tudo que o dentista precisa em um só lugar, por meio da sua central de vendas e loja virtual. Desenvolver soluções inovadoras e garantir praticidade à rotina dos dentistas têm sido os diferenciais da Dental Cremer. A empresa atende 70 mil profissionais, de todas as regiões do país, e oferece mais de 50 mil itens entre produtos e serviços para todas as especialidades.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

51

PARABÉNS!
PARABÉNS!

48

BOM
BOM

50

AMEI!
AMEI!

41

KKKK
KKKK

52

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

48

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

47

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Unicamp Pesquisa Doença

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Câncer de Próstata
Novembro Azul

Moradia

Governo do Estado entrega obras do Minha Casa Minha Vida nesta segunda-feira

O Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades tem como objetivo atender às necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira