Wednesday, 20 de March de 2019

SAÚDE


Saúde

Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia

07 Aug 2018    23:21
ASCOM/Divulgação Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA/UFT promove no dia 20 de agosto, o I Workshop de Pesquisa em Gerontologia de Palmas.

 

A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio, com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações. Para participar do evento, o interessado deve se inscrever por este endereço eletrônico.

 

De acordo com a professora e pesquisadora da Fesp, Dra Lorena Dias Monteiro, o workshop é mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre gerontologia e fortalecer as redes de pesquisa sobre o tema. “Para estudar e pesquisar o envelhecimento humano é preciso levar em conta não apenas o efeito desse processo sobre os sujeitos, mas também sobre os contextos sociais nos quais eles se encontram e estão inseridos. Isso significa que, do ponto de vista teórico-metodológico, o entendimento da velhice e do processo de envelhecimento tem como ponto de apoio ‘colocar em diálogo’ os diferentes aspectos do cuidado e da qualidade de vida”, observa a pesquisadora.


 

Acompanhe abaixo a programação


 

HORÁRIO

TÓPICO

8h – 8h30h

Credenciamento

8h30 – 9h10

Recepção e Introdução da dinâmica do Workshop

Organização dos grupos, apresentação dos monitores das oficinas, entre outros.

9h10 – 9h30

Intervalo de 20 minutos

9h30-12h

 

20 minutos cada tópico

Mesa Redonda: Quais são as questões para realizar pesquisas com populações mais velhas no contexto da cidade de Palmas-TO?

Tópico 1- Epidemiologia e Indicadores de Saúde do idoso - Dra Lorena Dias Monteiro (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública e ITPAC Palmas) e Dra Daniella Pires Nunes (Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins

 

Tópico 2- Pesquisa em Gerontologia: Princípios interdisciplinares, possibilidades e desafios- Dr. Luiz Sinésio S Neto (Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins)

 

Tópico 3- A residência multiprofissional em saúde na cidade de Palmas como estratégia de pesquisa em idosos - MSc Soraya Rodrigues Dodero (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública) e MSc Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (Professor e Pesquisador da Universidade Feral do Tocantins e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas)

 

Tópico 4- Questões em Políticas Públicas e Envelhecimento Dra Neila Barbosa Osório (Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins) e Especialista Veruska Azevedo Veras (Superintendente de Atenção Primária e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Palmas)

Roda de conversa

Organização/ explicação das atividades do período da tarde

14h às 16h

Oficinas

16h às 17h30

Debate em roda e consolidação da carta com as linhas de pesquisa

COMPARTILHE:


Confira também:


Redução

Aneel diz que pagamento de empréstimos reduzirá tarifa de energia

A quitação antecipada vai gerar economia de R$ 8,4 bi para consumidor

São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país

Evento apresentará metodologias de gestão internacionalmente aceitas, capazes de contribuir com o avanço das empresas brasileiras


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos

Oftalmologista, responsável técnica do BOTO, Doutora Núbia Maia aconselha o diálogo familiar sobre a doação de órgão para sanar a dúvida da família.


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental

Além disso, os cães de cauda comprida possuem essa estrutura anatômica como contrapeso em corridas. “O corte acaba interferindo no equilíbrio natural do animal”, afirma.


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal


Balanço

ICMS Ecológico encerra prazo com adesão de 136 municípios


Energisa ouve clientes em audiência pública sobre projetos de eficiência energética


Palmas

Estudantes da UFT vencem 1º Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins


18 de março

Dia da Autonomia homenageia luta de antepassados pela emancipação do norte de Goiás


Norte

Saúde negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira