Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

SAÚDE


Tabagismo

“Fumar traz sérios riscos à saúde bucal”, alerta odontólogo que fala ainda sobre a importância do autoexame

29 Aug 2018    15:34
Divulgação “Fumar traz sérios riscos à saúde bucal”, alerta odontólogo que fala ainda sobre a importância do autoexame

Nesta quarta, 29, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Fumo, o odontólogo Lucas Baltazar Adamoglu aproveitou o momento da sala de espera para consultas no Centro de Saúde da Comunidade Hermes Damaso (Setor Sul) para falar aos pacientes e servidores da unidade sobre câncer bucal com foco na prevenção.

 

Segundo o odontólogo, o câncer bucal é silencioso, pouco conhecido, mas é muito comum, e a melhor forma de prevenção é ir ao dentista periodicamente a cada seis meses e fazer o autoexame, pois a doença apresenta alguns sintomas de fácil percepção. “O autoexame bucal deve ser feito por todos, tanto os que fumam como o que não fumam, mas principalmente pelos que fumam, pois têm uma predisposição maior em ter câncer bucal”, alerta, explicando como fazer. “A pessoa, na frente do espelho, deve abrir bem a boca, olhar a língua, tentar ver o céu da boca, os lábios, a bochecha, a gengiva, procurando alguma bolhinha ou carocinho que esteja nessa região há mais 15 ou 30 dias, sem nenhum tipo de cicatrização, ou alguma manchinha mais avermelhada, escura ou esbranquiçada, e nesse caso procurar um profissional da odontologia para avaliar”, explica.

 

O odontólogo chamou a atenção para questão da importância da saliva na saúde bucal. “A saliva é a primeira limpeza da boca e quem fuma tem uma salivação menor, o que chamamos de xerostomia. O uso do cigarro diminui a salivação e traz consequências para saúde bucal como boca seca, gengivite, doenças periodontais (perda do osso que segura os dentes) e o câncer bucal que é silencioso, mas é muito agressivo e ainda tem câncer de laringe, faringe”, explica.

 

O aposentado Raimundo Antônio da Silva, 76 anos, deixou de fumar há 35 anos, mas sabe que o cigarro deixou  marcas no seu organismo. “Comecei a fumar na juventude, lá pelos meus 15 anos, e deixei de fumar por opinião própria, sem necessidade de tratamento porque não achei mais bonito fumar e larguei. Antes eu me sentia muito cansado, hoje estou bem melhor. Mas recentemente procurei uma dentista e ela me perguntou se eu fumava porque os dentes ainda têm sinais do uso de cigarro. Fiz também recentemente o exame da esteira e o médico me disse que os sinais eram de um fumante”, conta.

 

Experiência

 

A agente comunitária de saúde Neusa Elisa Porto atua no Setor Sul há 18 anos e conta que, com três anos atuando na área, conheceu e acompanhou o caso de uma senhora que morreu por consequência de um câncer bucal causado pelo uso de cigarro. “Foi um sofrimento tremendo, ela era maravilhosa e alegre, e de repente começou a sentir uns sintomas, só que quando ela descobriu que era câncer já estava bem agravado. Ela ficou impossibilitada de se alimentar, de falar, a doença atingiu as cordas vocais, falava por gestos ou por escrito”, conta Neusa, que a partir de então começou a alertar toda a comunidade sobre os males causados pelo cigarro.

 

“Eu a visitava com frequência e um dia ela escreveu, com lágrimas rolando, que o maior desejo que ela tinha era de novamente sentir o sabor da comida. Os olhos dela brilhavam quando via um prato de comida, mas nunca mais teve o prazer de comer porque se alimentava por sonda. Aquilo para mim foi muito doloroso, mas a partir de então comecei a combater o tabagismo contando essa experiência, e explicando o quão perigoso é brincar com isso, fumar por curiosidade, por um instante de prazer e depois pagar um preço tão alto, não compensa”, alerta.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

5

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

tabagismo palestra prevenção

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral

Radioterapia

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço.



Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa

No programa eleitoral, Amastha utiliza o depoimento da mãe da criança, Fabiana Evangelista Ferreira, para jogar a culpa do ocorrido no recém-eleito Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), que na época do ocorrido era deputado estadual.


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira