Monday, 15 de October de 2018

SAÚDE


Saúde

Pesquisador e filósofo fala sobre a tristeza e a depressão em entrevista a rádio gaúcha

13 Jul 2018    14:23    alterado em 13/07 às 15:03
MF Press Global Pesquisador e filósofo fala sobre a tristeza e a depressão em entrevista a rádio gaúcha Recentemente, em entrevista à Tua Rádio, emissora de rádio da região sul do Brasil, Fabiano falou sobre as conclusões que suas pesquisas tem chegado sobre o assunto e de como tratar a questão da depressão.

A ciência já tem comprovados os efeitos fisiológicos da depressão, e que esta vai muito além de uma simples tristeza. A depressão é uma doença que atinge a milhões de pessoas ao redor do mundo, e ja é considerada como o mal do século 21: silenciosa, de difícil diagnóstico e socialmente cercada de tabus e desinformação.

O Pesquisador e filósofo paivense Fabiano de Abreu é um estudioso do assunto, e tem compartilhado seus pensamentos e reflexões sobre o tema, em palestras, fóruns e participações em rádios e veículos de mídia da América do Sul e da Europa. Recentemente, em entrevista à Tua Rádio, emissora de rádio da região sul do Brasil, Fabiano falou sobre as conclusões que suas pesquisas tem chegado sobre o assunto e de como tratar a questão da depressão.

Fabiano, que também é jornalista e assessor de artistas, tem a sua volta pessoas dos mais variados contextos. Este contato com o mundo das celebridades de forma aprofundada, em contraste com o mundo das pessoas comuns, traz uma concepção diferenciada sobre os motivos que levam pessoas que são ricas e famosas a também estarem sujeitas a deprimir-se, o que mostra que nem sempre o sucesso é sinónimo de felicidade.

Fabiano também é autor do livro "Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, um livro de frases filosóficas com interpretações simples para o dia a dia. A proposta da obra é apresentar ao leitor frases motivacionais, no intuito de auxiliar na busca de uma plenitude; seja da paz, felicidade, ou contínuos momentos de leveza sentimental. 

Durante a entrevista, Fabiano conscientiza o ouvinte de que existe um ponto de partida para a depressão: "a tristeza pode começar, momentânea, e tornar-se crónica. Assim, pode consumir-nos e instalar-se em nossa mente, e assim tornar-se uma doença. Quando chega a esse nível, então faz-se necessária ajuda médica. Para vencê-la, é preciso acreditar em nossa capacidade de sair de situações difíceis, e não criar pânico devido ao problema que ocasiona a tristeza, e assim extrair forças da fraqueza.”

Para o filósofo, ninguém é tão soberano a ponto de achar que está livre disso, e que possui um auto-controle tão poderoso: “Contudo, o simples fato de acreditar que sua força interior o impede de deixar ser dominado pela tristeza, ja é um incentivo para que realmente seu inconsciente lute contra esse mal. A auto-doutrina é um combustível para que tenhamos metas infinitas em nossa vida, para ocupar o vazio que abrem as comportas para a entrada da tristeza. Quando existe um motivo, e temos consciência do motivo, já possuímos um antídoto para a cura. O antídoto pode não ser um remédio, um medicamento, e sim atitudes”.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

29

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

28

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

depressão filósofo

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Futebol

Vitoria por 2 a 0 marca início da jornada do Capital FC na segundona 2018

A equipe comandada pelo treinador Wilsomar Sena precisou de um minuto para abrir o placar.

Eleições 2018

Jair Bolsonaro anuncia plano de privatização e prega união do país

Viagens ao Nordeste, única região do país onde não liderou a votação do primeiro turno, ainda não estão fechadas.



Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018

No total, 17 brasileiros venceram a competição desde o lançamento da iniciativa pelo governo alemão, em 2009.


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante

Além de obter desconto na conta de luz, clientes da Energisa terão palestras educativas sobre o uso seguro e eficiente de energia


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil


Palmas

Anderson Camacho lança o livro "Um Dia de Cada Vez"


Campanha

Bolsonaro defende união e anuncia nomes para eventual ministério



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira