Thursday, 21 de June de 2018

Thursday, 21 de June de 2018

SAÚDE


Saúde

HGP firma parceria com ONG Internacional para fortalecer serviço de reconstrução facial

28 Sep 2017

Luciana Barros/Governo do Tocantins
 
O serviço de reconstrução facial do Hospital Geral de Palmas (HGP) vem mudando a vida de crianças e adultos no Tocantins. Por meio do serviço, já foram realizadas 101 cirurgias e cerca de 1.343 atendimentos. Para fortalecer ainda mais esta área, que conta com equipe multiprofissional  composta com médico, ortodontista, odontólogo e fisioterapeuta, o HGP firmou parceria com a Smile Train, uma instituição internacional sem fins lucrativos que tem uma abordagem sustentável para as pessoas que sofrem com fissura lábio-palatina, também conhecida como lábio leporino ou fenda lábio-palatina, que é uma abertura que pode ocorrer somente no lábio, no céu da boca, chamado palato, ou nos dois locais.
 
A diretora da Smile Train na América do Sul, Mariane Goes, visitou o HGP e conheceu a estrutura do centro cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, os novos leitos, além da equipe que atua no serviço. Segundo ela, o intuito da organização não governamental (ONG) é que os médicos cirurgiões locais  tenham ainda mais apoio para operar as crianças. "Nosso lema é "Ensine o homem a pescar". Para isso, primeiramente, a Ong visita o hospital que realiza este tratamento para ter certeza da segurança e os profissionais capacitados para realizar a cirurgia. Nossa proposta de parceria é oferecer um aporte financeiro, por cirurgia, para compra de material e capacitação da equipe", explicou.
 
Segundo o cirurgião plástico e especialista na área de fissura labiopalatina do HGP, Jonas Lima, a parceria representa um marco para os profissionais que trabalham no serviço de reconstrução facial e, principalmente, para os pacientes. "O Estado já tem ajudado o serviço, mas outras ajudas são sempre muito bem-vindas", destacou.
 
A fisioterapeuta Talita Brunes salienta que o setor de Fisioterapia do Serviço de Reconstrução Crânio Facial do HGP atua em conjunto com a equipe multidisciplinar no ambulatório e na unidade de internação. "Nós realizamos terapia respiratória para melhora do quadro clínico e condição cirúrgica dos pacientes. Diversas são as técnicas de fisioterapia respiratória utilizadas, sendo necessária uma modificação ou adaptação para melhor atendimento do paciente fissurado", afirmou.
 
O diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, lembra que o hospital já beneficia crianças a adultos e esta parceria só vem a somar. "É de suma importância, pois irá  auxiliar na estruturação de um serviço com cada vez mais qualidade e beneficiará ainda mais aos pacientes", afirmou.
 
Como funciona o tratamento?
 
Os pacientes que necessitam do procedimento cirúrgico são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao Serviço de Regulação do Estado, que organiza o fluxo no HGP. A primeira cirurgia realizada é a cirurgia do lábio e normalmente a criança deve ter entre três e seis meses.
 
Além do procedimento cirúrgico o hospital também oferece o processo de reabilitação, que conta com auxílio da equipe multiprofissional composta por cirurgião plástico, cirurgião buxomaxilofacial, cirurgião dentista, implantodentista, ortodentista, fisioterapeuta, fonoaudiologista.
 
O cirurgião plástico, Jonas Lima, lembra que o tratamento do paciente inicia desde o nascimento. "O bebê que nasce com fissura pode ter condições normais como qualquer outra criança e se tiver um atendimento adequado no nascimento, vai ter capacidade de sucção e terá o aleitamento materno, desde que não tenha outros problemas de saúde, como  alguma síndrome associada a fissura", afirmou.
 
O especialista lembra ainda que a  ultrassonografia possibilita o diagnóstico ainda na gestação. Nessa fase, os pais devem receber informações sobre as possibilidades de tratamento e deve ser aguardado o nascimento da criança.
 
Pacientes atendidos
 
Moradora de Araguatins, Karoline Almeida Rocha foi uma das beneficiadas com o atendimento do HGP. "Aqui fiz a cirurgia na gengiva e consegui melhoria na minha fala, pois tinha dificuldade. Os profissionais atendem com amor e carinho e hoje me sinto mais feliz", disse.
 
Maria Marlene Barros Rocha, que acompanha a neta Karoline em retorno ao HGP, lembra que a neta sofria com as dificuldades.  "Foi uma benção ter este serviço aqui no HGP. Antes, minha neta  era muito triste e agora estou feliz por ela", disse, emocionada.                                                                           
A moradora de Araguaína, Jéssica Eloy da Silva, também trouxe a filha para a consulta após a cirurgia e fez questão de destacar a qualidade do atendimento. "Os profissionais são atenciosos com minha filha e tive total apoio antes, durante  e depois da cirurgia, que foi realizada com sucesso. Me auxiliaram com orientações que foram essenciais na rotina com ela", contou.

Smile Train
 
A ONG trabalha somente com fissura labiopalatina e no Brasil tem atuação em 36 centros de saúde.  "Nossa sede fica em Nova York e já temos 15 anos de criação com atuação em mais de 85 países", informou a diretora da Smile Train na América do Sul, Mariane Goes.
 
No Brasil, a instituição já firmou parceira nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Matogrosso, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

14

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Aumento

Nova tarifa do transporte público entra em vigor na próxima segunda-feira

Jocélio explicou que o processo de cálculo da tarifa é estudado pelo conselho todo início de ano e tem como base os custos do ano anterior, de janeiro a dezembro.

Copa 2018

CBF e Twitter fecham parceria de conteúdo exclusivo #SeleçãoBrasileira

Cobertura pelo perfil @cbf_futebol inclui lives e vídeos com notícias, treinos e bastidores da campanha na Rússia



Meio Ambiente

Cerimônia de entrega do Prêmio Ambiental é realizada em Palmas

Ao final da premiação, duas menções honrosas foram entregues a instituições que desenvolvem ações ou práticas que mostram a sensibilidade em prol dos recursos renováveis.


Palmas

Folha e presidentes de associações de moradores apresentam demandas para a prefeita Cinthia Ribeiro

A presidente da Associação de Moradores do Setor Lago Norte, Solange Ribeiro de Sousa Alvarenga avaliou de forma positiva a audiência.


Corporatvo

Oi lança APP Oi GIS - Gestão Integrada de Serviços, plataforma para monitoramento e gerenciamento

Disponível para todos os clientes corporativos da Oi que possuem o produto GIS, o aplicativo, já no lançamento, possui aproximadamente 1500 usuários.


Copa 2018

Musa da Inglaterra 'quase infarta' com gol nos acrécimos


Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira