Wednesday, 20 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

HGP realiza 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço

25 Jul 2018    17:14
SECOM/SAUDE HGP realiza 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço

Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai realizar o 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço. O evento faz parte da campanha Julho Verde, com o objetivo de abordar os sintomas e os possíveis tratamentos da doença a todos profissionais da área de saúde, para que ajudem os pacientes a buscar tratamento precoce.

Além do simpósio, haverá ações informativas à população sobre os sintomas do câncer de cabeça e pescoço e de conscientização referente ao diagnóstico precoce. O evento será realizado no dia 28 de julho, durante todo o dia, no auditório do Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) do HGP.

A data

O Dia D, lembrado nesta sexta-feira, 27, tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença e a importância da detecção precoce. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no homem, superado apenas pelo câncer de próstata, e pelas mulheres aparece como oitavo mais comum, sendo a estimativa de 6 mil casos novos em 2018.

Sintomas

O médico-cirurgião de cabeça e pescoço, Juliano Borges Mano, elencou alguns dos sintomas e dos sinais de alerta: “feridas na região da cabeça ou pescoço que não cicatrizam por 21 dias, rouquidão que não melhora, nódulo cervical dolorido que não melhora em até três semanas, dificuldade e dor pra engolir ou respirar”.

Observando um desses sintomas, a pessoa deve procurar um profissional especializado para realização de exames e diagnóstico. Ainda segundo o médico, os principais fatores de risco são: álcool, tabagismo, exposição ao sol e infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

 Alerta

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, deixando sequelas no paciente.

Segundo levantamento do Instituto do Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata.

 Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

Segundo o diretor-geral do HGP, Daniel Hiramatsu, o Simpósio é um evento que focará em abordar os cuidados e o tratamento precoce na área de Cabeça e Pescoço. “O HGP, em parceria com a SES [Secretaria de Estado da Saúde], realiza o simpósio multidisciplinar para abordar temas da especialidade da cirurgia de cabeça e pescoço. O consumo frequente de álcool e o tabagismo são hábitos que aumentam o risco de aparecimento de lesões de cabeça e pescoço que podem se tornar tumores. E o tabagismo é o principal fator isolado causador desse tipo de câncer. Este evento vem proporcionar um espaço de conhecimento e alerta para a busca do tratamento precoce deste tipo de câncer”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma

Previdência terá alíquotas progressivas de contribuição

De acordo com proposta, quem ganha mais contribuirá mais

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira