Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

SAÚDE


Saúde

HGP realiza 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço

25 Jul 2018    17:14
SECOM/SAUDE HGP realiza 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço

Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai realizar o 1° Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço. O evento faz parte da campanha Julho Verde, com o objetivo de abordar os sintomas e os possíveis tratamentos da doença a todos profissionais da área de saúde, para que ajudem os pacientes a buscar tratamento precoce.

Além do simpósio, haverá ações informativas à população sobre os sintomas do câncer de cabeça e pescoço e de conscientização referente ao diagnóstico precoce. O evento será realizado no dia 28 de julho, durante todo o dia, no auditório do Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) do HGP.

A data

O Dia D, lembrado nesta sexta-feira, 27, tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença e a importância da detecção precoce. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no homem, superado apenas pelo câncer de próstata, e pelas mulheres aparece como oitavo mais comum, sendo a estimativa de 6 mil casos novos em 2018.

Sintomas

O médico-cirurgião de cabeça e pescoço, Juliano Borges Mano, elencou alguns dos sintomas e dos sinais de alerta: “feridas na região da cabeça ou pescoço que não cicatrizam por 21 dias, rouquidão que não melhora, nódulo cervical dolorido que não melhora em até três semanas, dificuldade e dor pra engolir ou respirar”.

Observando um desses sintomas, a pessoa deve procurar um profissional especializado para realização de exames e diagnóstico. Ainda segundo o médico, os principais fatores de risco são: álcool, tabagismo, exposição ao sol e infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

 Alerta

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, deixando sequelas no paciente.

Segundo levantamento do Instituto do Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata.

 Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

Segundo o diretor-geral do HGP, Daniel Hiramatsu, o Simpósio é um evento que focará em abordar os cuidados e o tratamento precoce na área de Cabeça e Pescoço. “O HGP, em parceria com a SES [Secretaria de Estado da Saúde], realiza o simpósio multidisciplinar para abordar temas da especialidade da cirurgia de cabeça e pescoço. O consumo frequente de álcool e o tabagismo são hábitos que aumentam o risco de aparecimento de lesões de cabeça e pescoço que podem se tornar tumores. E o tabagismo é o principal fator isolado causador desse tipo de câncer. Este evento vem proporcionar um espaço de conhecimento e alerta para a busca do tratamento precoce deste tipo de câncer”, afirmou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

13

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

HGP PESCOÇO CABEÇA SIMPOSIO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira