Friday, 26 de April de 2019

SAÚDE


Tocantins

Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

16 Jan 2019    18:22    alterado em 16/01 às 18:22
Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

Para melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), o Hospital de Referência de Araguaçu iniciou o ano com a realização de cirurgias eletivas. Entre os procedimentos cirúrgicos realizados nestes primeiros dias do ano estão laqueadura tubária, vasectomia bilateral e hernioplastia umbilical. Nos próximos dias novas cirurgias estão agendadas.

A unidade hospitalar é considerada um Hospital de porte I, referência para os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias para a região sudoeste do Estado com seus respectivos distritos, assentamentos, zonas rurais, além de indígenas remanescentes das tribos Xerente, Javaés e Carajás na região da Ilha do Bananal.

Para o Diretor Geral Francisco Ronnivon, o retorno das cirurgias deve-se ao empenho e comprometimento dos servidores, mas principalmente ao apoio e suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio das Superintendências de Unidades Próprias e de Administração.  “O retorno da realização das cirurgias eletivas depois de quase quatro anos, corresponde ao anseio da comunidade local e regiões circunvizinhas, que há muito tempo não contavam com esse atendimento eletivo na unidade hospitalar. É uma grata satisfação ver o SUS acontecer e poder fazer parte disso!”, comemora o diretor.

Balanço 2018
O ano de 2018 finalizou com balanço positivo para a realização de cirurgias eletivas no Estado, de janeiro até o dia 10 de dezembro de 2018 foram realizadas 5.141 cirurgias eletivas, quase o dobro de procedimentos realizados nos anos de 2016 e 2017. Uma conquista da gestão do governador Mauro Carlesse, que em abril de 2018, fez o lançamento do programa Opera Tocantins, como parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar.

O Opera TO e um mutirão de procedimentos cirúrgicos eletivos para atender a população que estavam nas filas de espera e que poderiam ser operadas nos fins de semana, feriados e dias de ponto facultativo. Os dados demonstram que foram superando os anos de 2016 que contabilizou 2.727 procedimentos realizados e 2017 com 3.386 cirurgias realizadas. Nos primeiros dias de 2019 foram realizadas 43 cirurgias eletivas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira