Sunday, 25 de August de 2019

SAÚDE


Sesau

Hospital Dona Regina recebe visita técnica do Ministério da Saúde

10 Apr 2015

As visitas, que acontecem em todos os estados do País, fazem parte da programação do Ministério para conhecimento dos serviços realizados no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual.  O intuito é que, com as visitas, parcerias sejam formadas no sentido de que os hospitais possam ser referência e receber serviços de outros estados.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes Magalhães, o Hospital Dona Regina segue as orientações do Ministério e já é referência no Estado quanto ao atendimento de vítimas de violência sexual. "Estou feliz em estar aqui e ver que as pessoas estão envolvidas nos serviços e ver o comprometimento da Secretaria da Saúde. As pessoas estão engajadas, querendo mudança e melhorias de todo o processo", afirmou.

Porém, a intenção do Ministério é que os serviços também sejam expandidos para o Hospital Infantil, dependendo da demanda do Estado.  "Nossa intenção é dar apoio e ampliar os serviços, mas sempre na avaliação dos gestores e rede de atendimento", explicou.

Durante a visita, os gestores e profissionais também foram sensibilizados para o registro dos serviços no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marudiney Cesar Rodrigues, chamou atenção para a importância do cadastro. "É importante os profissionais se adequarem a isso, pois fará com que os serviços existam no cenário nacional. Podemos ser referência para que outros estados venham nos visitar. No sistema de informação, é uma questão mais burocrática, porém, é através dele que podemos receber mais incentivos federais", afirmou.

Só nos primeiros três meses deste ano, o Savis do Dona Regina já contabilizou 60 atendimentos.  A quantidade já é considerada alta com relação ao total do ano passado, que foi de 189 vítimas.  Segundo a coordenadora do setor, Zelma Moreira, o hospital recebe demanda de todos os municípios do interior e de estados vizinhos. "Independente de idade e do sexo, o Dona Regina é referência no atendimento 24 horas de violência sexual. Contamos com uma equipe capacitada de profissionais para receber essas pessoas, orientar e prestar os devidos serviços", informou.

O Ministério da Saúde oferecerá ainda visita técnica e estágio em serviços de referência nacional para profissionais do Savis do Dona Regina e Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (Savid) do Hospital Infantil de Palmas. O objetivo é aprimorar as práticas de cuidado de crianças e adolescentes, em situação de violência.
Durante a tarde, o Ministério percorre o Hospital Infantil Público de Palmas e se reúne com gestores e profissionais do hospital e profissionais da Sesau.  Nesta sexta-feira, 10, a representante do Ministério da Saúde deve se reunir com o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, diretores dos hospitais e diretoras de atenção primária, especializada e vigilância em saúde.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira