Sunday, 25 de August de 2019

SAÚDE


Palmas

Hospital Geral de Palmas recebe doação de laringes eletrônicas

07 Apr 2019    12:03    alterado em 07/04 às 12:03
Ellayne Czuryto Hospital Geral de Palmas recebe doação de laringes eletrônicas

O serviço de cabeça e pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu a doação de cinco laringes eletrônicas, nesta quinta-feira, 4, por meio do projeto REDE+VOZ, da Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG), com o intuito de amparar e facilitar a reabilitação dos pacientes laringectomizados, cirurgia para que seja removida totalmente ou parte da laringe.

O médico de cabeça e pescoço do HGP, Daniel Hiramatsu, explica que algumas pessoas precisam passar pela laringectomia total, que é a remoção de toda a laringe, quando acometidas pelo câncer de cabeça e pescoço, e uma de suas consequências é a perda da fala, contudo, é possível viabilizar novamente a comunicação oral por meio da utilização da laringe eletrônica.

O gestor de projetos da ACBG, Eduardo Knoll, explica sobre o Projeto Rede+Voz. “É um projeto que tenta formar um controle social do câncer de cabeça e pescoço e fazer um retrato de como está à situação no Brasil. Nós estamos visitando os principais hospitais e centros de referência de câncer de cabeça e pescoço, pelo menos um em cada estado do Brasil, para conhecer os pacientes, os profissionais e o que o serviço oferece para os pacientes, para poder conhecer qual a situação real da doença no país.”

Ele esclarece ainda como foram viabilizadas as doações da laringe eletrônica. “O projeto “laringe eletrônica uma voz possível”, é uma parceria da ACBG com a Associação Brasileira dos Portadores de Câncer- AMUCC, viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que é uma lei de incentivo fiscal voltado para a oncologia. Nós cadastramos um projeto no PRONON, e se aprovado a gente pode captar verbas de imposto de renda de outras empresas, e foi através dessa captação que conseguimos comprar 350 laringes eletrônicas, possibilitando a reabilitação de 350 pacientes laringectomizados em situação de vulnerabilidade social.”

A fonoaudióloga e educadora clínica,  Andrea Maduro, da ATOS Medical, falou sobre reabilitação vocal nos paciente que sofreram laringectomização total e os produtos disponíveis. “Não só a prótese traqueoesofágica que possibilita o paciente falar novamente, nós temos todos os acessórios para uma reabilitação pulmonar, por exemplo, porque o paciente quando ele tira a laringe ele perde a função do nariz, o ar entra muito seco e frio, e o paciente tem muita secreção, então nós temos os acessórios que facilitam o paciente a ter uma vida normal após uma cirurgia tão mutiladora, porque além de mutilar a voz ele perde todas as funções do nariz.”

Daiane Francisco, esposa do paciente João Gomes Gontijo, de 63 anos, que passou pela laringectomização total relatou a situação do seu marido. “Ele foi diagnosticado com câncer de laringe, passou pela primeira cirurgia, ficou três meses sem a doença, e quando voltou teve que tirar toda a laringe. Tem dois meses que ele passou por essa cirurgia, e a possibilidade dele voltar a se comunicar com esse aparelho, foi motivo de muita emoção e alegria pra todos nós.”

Laringe eletrônica
São aparelhos pequenos, leves e portáteis e funcionam a base de pilhas ou baterias de 9V. Possui uma membrana na parte superior que vibra e quando encostada no pescoço ou nas bochechas gera um som que é transformado em fala por meio da articulação dos lábios e da língua. Um dos benefícios do uso da laringe eletrônica é a recapacitação da comunicação de forma mais rápida e barata, ajudando na reintegração social e profissional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira