Tuesday, 25 de June de 2019

SAÚDE


HIP

Hospital Infantil em Palmas participa de Mutirão Nacional de Cirurgia

30 Apr 2019    21:03    alterado em 30/04 às 21:03
Nielcem Fernandes Hospital Infantil em Palmas participa de Mutirão Nacional de Cirurgia

O Hospital Infantil de Palmas (HIP) participou neste domingo, 28, do XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), com o objetivo de reduzir a espera por cirurgias pediátricas na rede pública de saúde do país. Presente em todas as edições anteriores, a unidade atendeu doze crianças este ano, com 20 procedimentos cirúrgicos entre hernioplastias umbilical e postectomia (cirurgia de fimose).

Segundo a médica cirurgiã pediátrica, Lúcia Caetano Pereira, o objetivo é beneficiar as crianças, reduzindo as filas de espera para intervenções cirúrgicas mais simples. “É uma medida paliativa, que não resolve o problema da saúde no País, mas é uma forma de diminuir as filas de pacientes infanto-juvenis, com alguma indicação cirúrgica, nos hospitais do Brasil”

Ela explica ainda que os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais são os mais frequentes nesses mutirões por serem geralmente rápidos e não requererem a internação do paciente. Em geral, os atendidos permanecem apenas algumas horas no hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia.

A diretora do HIP, Waldineide Pereira de França, destacou a importância desse tipo de iniciativa e principalmente a participação dos voluntários. “São realizadas diversas atividades para que as crianças e seus familiares se sintam acolhidas, felizes e fiquem tranqüilas antes da realização das cirurgias.O HIP é referência no Tocantins e somos o único estado da Região Norte a participar de todas as edições deste mutirão, temos muito orgulho de contribuir”, destacou a diretora.

A dona de casa Roberta Dourado, mãe do pequeno Eduardo Dourado, de quatro anos, trouxe o filho para fazer a cirurgia de retirada da hérnia umbilical e fimose. “Estamos esperando há algum tempo essa cirurgia, mas estou muito tranqüila e ao mesmo tempo ansiosa,sei que será para o bem dele.”

Programação
A direção do HIP e a equipe multiprofissional organizaram juntamente com voluntários, um dia especial para receber as crianças e seus acompanhantes. Na programação das atividades foi realizada apresentação musical da banda da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ensinamentos sobre o trânsito seguro; orientações de higiene bucal com a equipe de odontologia; dinâmicas e brincadeiras com palhaços, além de pinturas e historinhas. As atividades colaboraram na diminuição da ansiedade e do medo da cirurgia, acolhendo as crianças e familiares em um momento de descontração.

CIPE
O Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), chega à sua XIII edição, tendo beneficiado desde 2006, milhares de crianças e adolescentes em inúmeras localidades.

Conforme dados divulgados pela CIPE, em 2018 foram atendidos 315 pacientes em 20 serviços de nove estados e do Distrito Federal, representando um crescimento de cerca de 30% no número de atendimentos em relação ao mutirão de 2017.

O presidente da associação, Dr. João Vicente Bassols explica que o mutirão se concentra na realização de cirurgias ambulatoriais eletivas, como postectomias, orquidopexias e casos mais simples de hipospadia e para a eliminação de cistos e hérnias umbilicais e inguinais. “Além de beneficiar diretamente esse grupo de pacientes, os mutirões também favorecem aqueles que aguardam pela realização de cirurgias mais complexas, que exigem internação”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira