Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

SAÚDE


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil

17 May 2018    14:42
Camylla Costa Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil ​Equipe formada pela psicóloga do HMA e representantes do Conselho Tutelar, OAB-TO, CRAS e CREAS deram todos os esclarecimentos para os pais sobre os sinais de abuso infantil

A consciência sobre os atos que se configuram como abuso ou exploração sexual infantil é essencial para o combate deste tipo de violência. Pensando nisto, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) aderiu à campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” e realizou nesta quarta-feira, 16, uma palestra com este tema para os acompanhantes dos menores internados.

A campanha faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e foi levada ao hospital por meio de uma parceria com o Conselho Tutelar, a Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Prefeitura Municipal de Araguaína e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a psicóloga do HMA, Cleide Nascimento, o objetivo é conscientizar as famílias sobre a importância de procurar as autoridades competentes quando há suspeita de abuso.

“Nossa ação é para chamar a atenção dos pais e responsáveis sobre sinais de alerta que indicam o momento de procurar ajuda”, enfatizou.

Para Ester Batista, mãe da pequena Eloá, o evento foi uma surpresa importante durante a internação de sua bebê. “Eu tinha muitas dúvidas sobre o assunto e hoje pude esclarecer. Vou levar para casa o que falaram aqui”, garantiu Ester.

Enfrentamento da violência

A palestra foi conduzida por representantes das entidades parceiras de forma dinâmica e objetiva. Em sua fala, o conselheiro tutelar de Araguaína, Álvaro Otávio, mostrou para os pais e responsáveis como identificar os sinais que a vítima dá quando está passando por algum tipo de violência.

“A vítima pode se sentir coagida. O abusador utiliza por vezes de estratégias que atraiam a criança e façam com que ela permaneça em silêncio. Por exemplo: ele pode oferecer presentes para que não seja denunciado”, explanou.

Álvaro também falou sobre o que é direito violado e o que pode ser considerado abuso ou exploração sexual. “Atos libidinosos ou intenções eróticas em relação à vítima já são violências sexuais”, revela o conselheiro.

Ele explicou ainda que cada vítima pode demonstrar que está sofrendo com comportamentos particulares. No entanto, é comum haver isolamento, apego excessivo com a mãe ou outro(a) responsável e até mesmo a volta de atitudes já superadas, como urinar na cama.

Com os sinais identificados, o próximo passo é procurar ajuda, conforme complementou o advogado Lucas Luciano Silva,  representante da OAB-TO. “Os responsáveis podem acionar o Conselho Tutelar ou denunciar por meio do disque 100, do Direitos Humanos. O importante é não deixar a situação chegar a um patamar incontrolável”, informou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

39

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

42

AMEI!
AMEI!

37

KKKK
KKKK

35

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

24

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Abuso e Exploração Sexual Infantil HMA

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira