Tuesday, 19 de June de 2018

Tuesday, 19 de June de 2018

SAÚDE


Viver

Internado em UTI de Palmas, jovem com paralisia e tetraplegia dá exemplo de superação e comemora passeio

01 Feb 2018    18:31    alterado em 01/02 às 18:31
Internado em UTI de Palmas, jovem com paralisia e tetraplegia dá exemplo de superação e comemora passeio

O jovem Frankney Oliveira de Almeida Júnior, de 26 anos, nasceu com paralisia cerebral e tetraplegia. Júnior, como a família o chama, é o caçula de quatro irmãos e desde o primeiro dia de vida recebe cuidados especiais de sua mãe, Rosimeire Pessoa da Silva, que dedica seus dias a cuidar do filho. Em casa, os cuidados com o jovem requerem 24 horas. “Costumo dizer que 24 horas ainda é pouco tempo para cuidar dele. O Júnior é a minha vida, é o ar que eu respiro”, diz a mãe.


Júnior está internado há seis dias na Unidade de Terapia Intensiva da Intensicare no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas, com um quadro de traqueobronquite e nesta semana recebeu um presente da equipe multidisciplinar que cuida dele na UTI: um passeio ao ar livre.


“Fiquei maravilhada quando a equipe da UTI me disse que meu filho iria fazer um passeio fora do leito e tomar sol. Fiquei tão feliz e eufórica que cheguei a passar mal de tanta alegria. Nós descemos, fomos ver a rua, depois fomos ao pátio do hospital. E quando voltamos para o leito o Júnior era outro, estava animado, comemorando, sorrindo, ele adorou”, conta Rosimeire.


De acordo com o neuropsicólogo da Intensicare, Juarez Dias Lemes, após o passeio a melhora do paciente do ponto de vista físico, clínico e psicológico foi imediata. “O Júnior é um paciente que requer cuidados especiais desde seu nascimento. Então a vida dele é bastante restrita de algumas possibilidades que as outras pessoas tem normalmente no dia a dia. Ele veio para a UTI com uma infecção respiratória e a pouca liberdade que ele tinha ficou ainda mais tolhida, por estar agora em um ambiente fechado, com visitas mais restritas. Observei que ele estava triste por não estar mais o dia todo com a mãe, percebi ele mais isolado, mesmo com toda estimulação psicovisual e psicomotora que a equipe da UTI promove, então resolvemos levar ele lá fora para ver o dia, o movimento, as pessoas. Isso trouxe uma melhora significativa ao quadro dele, por ter ele tido esse convívio com a família durante esse simples passeio”, esclarece. Conforme o neuropsicólogo, a previsão é que o paciente receba alta em breve.


Dedicação e amor


Segundo Rosimeire, em casa toda a família é envolvida na rotina de cuidados com Júnior. “Todos organizam suas vidas em prol dele, que para nós é um exemplo de vida, de superação, um verdadeiro guerreiro, um campeão. Ele luta todos os dias para sobreviver. A gente percebe que ele quer viver e nós damos todo o apoio que podemos, com amor e carinho”, conta a mãe do rapaz.


Rosimeire diz ainda que levou Júnior para viver em uma chácara localizada próximo ao município de Porto Nacional, longe da agitação da cidade. “Fomos morar na chácara para que o Júnior pudesse respirar ar puro todos os dias, ter o silêncio, a calmaria do local, para que ele tenha mais qualidade de vida. O irmão dele mora em Palmas e minhas outras duas filhas moram em Porto Nacional, e todos estamos sempre juntos com ele”, explica.


Para a família, a dedicação e o carinho dos profissionais da UTI foram uma grata surpresa. “A UTI foi uma grande surpresa para toda a minha família. Quando o médico do meu filho falou que ele precisaria ser internado na UTI eu fiquei assustada. Mas quando eu conheci o lugar, os profissionais e a estrutura daqui eu tive certeza que este era o melhor lugar onde meu filho poderia estar. Percebi aqui atenção 24 horas, muito amor e carinho com os pacientes. Inclusive já confortei várias famílias de outras pessoas internadas, assegurando que assim como meu filho, todos estão sendo muito bem cuidados aqui”, avalia Rosimeire.


Com anos de experiência, a mãe ressalta que o melhor remédio para o paciente é o afeto e a presença dos familiares. “As famílias não podem nunca perder o amor, a esperança e a fé. A segurança que você passa para seu familiar doente, mostrando que você está ali com ele, lutando, é o melhor que você tem a oferecer e, acredite, é o melhor remédio que ele pode receber”, finaliza.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

33

PARABÉNS!
PARABÉNS!

34

BOM
BOM

41

AMEI!
AMEI!

36

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

29

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Saúde Viver Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Japão bate a Colômbia por 2 a 1 com gols de Kagawa e Okada

Colômbia e Japão jogaram nesta terça-feira (19), em Saransk. Logo aos 3 minutos de jogo o zagueiro colombiano Carlos Sanchez tocou com o braço uma bola que iria em direção ao gol e o árbitro, além de marcar o pênalti, expulsou Sanchez e a Colômbia passou

Copa 2018

Seleção brasileira começa a se preparar para enfrentar a Costa Rica

O treino da Seleção Brasileira foi aberto à imprensa. Após os trabalhos, os jogadores foram liberados e devem se reapresentar no hotel nesta terça pela manhã.



Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo

O concurso 'Musa da Copa - O Original' foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”

O vice-prefeito lembrou ainda das ações desenvolvidas pelo candidato a vice-governador, Wanderlei Barbosa, que segundo ele conhece a realidade de cada município tocantinense


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado

Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso


Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira