Tuesday, 07 de April de 2020

SAÚDE


Investimentos do Governo na área da Saúde garantem cerca de 6 mil cirurgias eletivas e retomada de obras de hospitais

23 Jan 2020
Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins Investimentos do Governo na área da Saúde garantem cerca de 6 mil cirurgias eletivas e retomada de obras de hospitais

Os investimentos que a Gestão do governador Mauro Carlesse vem realizando na área da Saúde estão mostrando resultados positivos para a população do Tocantins. Os destaques das ações estão na realização do programa de cirurgias eletivas Opera Tocantins e também na retomada das obras dos hospitais gerais de Gurupi (HGG) e de Palmas (HGP).

As ações colocadas em prática pela equipe fazem parte do Plano de Governo que foi entregue, pelo governador Mauro Carlesse, à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2018.

Saúde para todos

Na área da Saúde, o Plano de Governo apresentava a Operação SOS, que foi alterada para a nomenclatura Opera Tocantins. A ação realizou, desde 2019, cerca de seis mil cirurgias eletivas, que são aquelas em que o paciente não corre risco iminente de vida.

O Governo retomou os atendimentos de radioterapia em Araguaína; e na unidade de Cuidado Agudo ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital Geral de Palmas. Além disso, aprimorou o sistema de aquisição de medicamentos, materiais de insumos e passou a realizar cirurgias cardíacas abertas no HGP, bem como a oferecer serviços de cirurgias cardíacas pediátricas congênitas.

Já em relação aos hospitais, o Governo reiniciou as obras do Hospital Geral de Gurupi; e entregou 10 novos centros cirúrgicos ao HGP. O hospital também está reformando todo seu ambulatório que permitirá maior dinamicidade nos atendimentos com aumento do quantitativo de consultórios, tanto para pequenos procedimentos e procedimentos ginecológicos como para atendimentos.

O HGP foi contemplado ainda com 50 monitores multiparamétricos e 10 desfibriladores que farão parte da estruturação do parque tecnológico da unidade. Os aparelhos avaliados em cerca de R$ 1,6 milhão foram doados pelo Ministério da Saúde (MS). Já em relação ao Hospital Geral de Araguaína (HGA), o Governo busca recursos para dar início à obra.

Aprimoramento da Gestão

Os painéis de controle da Secretaria de Estado da Saúde (SES) registraram, nesse sábado, 18, pela primeira vez, a baixa taxa de ocupação em todas as 18 unidades hospitalares geridas pelo Governo.

Os dados são resultados da implementação dos fluxos e do giro dos leitos. Embora a demanda seja espontânea por necessidade, a gestão tem trabalhado no intuito de alcançar, com maior frequência, melhores resultados.

Segundo o titular da SES, Edgar Tollini, os números refletem o trabalho conjunto das equipes e contínuo planejamento e comprometimento da gestão, melhorando os critérios de inclusão (entrada) e alta, bem como o abastecimento regularizado. "Um trabalho que, aos poucos, vem transformando a saúde pública do Estado".

Edgar Tollini enfatiza ainda outro recorde alcançado pela Saúde. "Na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Palmas, foram infundidas e manipuladas 53 quimioterapias no dia 16 de janeiro deste ano, quando todos os pacientes entraram e nenhum ficou para o dia seguinte".

Sobre o Plano de Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, já cumpriu ou colocou em execução grande parte das metas estabelecidas em seu Plano de Governo, apresentado à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. As ações contemplam as diversas áreas do Estado e impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida do cidadão tocantinense.

O plano apresentado contempla 12 eixos e 46 metas prioritárias. O foco do documento está em ações voltadas ao municipalismo e à melhoria dos serviços públicos oferecidos à população nas diversas áreas do Executivo Estadual.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Sindiposto-TO diz que preço do combustível no Tocantins não cai por culpa de distribuidoras e pede providências da ANP

Os revendedores destacam que as três grandes companhias, que detém cerca de 70%, estão segurando as quedas de preços da Petrobras, bem como dos biocombustíveis.

Calamidade

Assembleia reconhece calamidade pública em Palmas por causa do coronavírus

Além de Palmas, os deputados debateram - via Sistema de Deliberação Remota - decretos de calamidade pública, em função da Covid 19, de outros 48 municípios.


Aleto

Acompanhando entendimento de Ayres, Assembleia quer plano de combate ao Coronavírus dos municípios

Ayres explicou que foi acordado com os demais parlamentares uma proposta para que ao invés de negar a Calamidade Pública para os demais municípios, fosse convertido em diligências.


Ageto

Governo inicia a semana com a manutenção de quase 700 km de rodovias estaduais

As equipes estão em diversos trechos executando serviços de tapa-buracos, roçagem, patrolamento, dentre outros


Agilidade

Principais processos de registro comercial podem ser feitos pela internet via Simplifica Tocantins


Internet

UOL bate recordes de audiência com a cobertura do Coronavírus


Emendas

Elenil defende união contra covid-19 e destina R$ 837 mil para ações


SES

Saúde recebe doação de duas toneladas de equipamentos de proteção individual


Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira