Tuesday, 16 de July de 2019

SAÚDE


Campanha

Julho Laranja é o mês de conscientização do câncer de pele no Tocantins

19 Jun 2019    14:52    alterado em 19/06 às 14:52
Julho Laranja é o mês de conscientização do câncer de pele no Tocantins

Diferente do calendário proposto pelo Ministério da Saúde, quando as ações de prevenção e cuidados com câncer de pele acontecem no mês de dezembro, período de verão nas regiões sul e sudeste do país, a Acreditar Tocantins, clínica especializada no tratamento oncológico em Araguaína e região, criou a campanha Julho Laranja, em referência ao verão tocantinense e às temporadas de praias que se estendem de julho a setembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Mas quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Em 2018, a estimativa de casos no Tocantins foi de 580 entre homens e mulheres. Já em Araguaína, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, os casos de cânceres de pele tratados no Hospital Regional de Araguaína, em 2018 e início 2019, foram 120 (5 do tipo melanoma).

Na rua ou na praia
A médica oncologista clínica da Acreditar Tocantins, Ariana Luz, destaca que a prevenção é o único caminho para evitar o câncer, seja no dia a dia do trabalho ou durante a temporada de praias.

“O protetor solar é fundamental e indispensável, respeitando, também, o fator de acordo com cada pele e o tempo de exposição ao sol. No dia a dia, o fator 30 é suficiente. Nas praias, tem que ser acima disso. O uso das camisas com proteção UV, bonés e óculos também ajudam na prevenção”, disse.

Para quem vai se banhar na piscina ou nos rios, é necessário aplicar o produto com alguns minutos de antecedência e reaplicar após sair da água. E mesmo quem não se molha com frequência precisa renovar o protetor solar a cada duas horas.

“Ficar mais tempo embaixo de guarda-sóis e tendas também é bastante recomendado. Outro aspecto importante dos cuidados é a hidratação constante, porque a água protege nossa pele também”, reforça Dra. Ariana.

Mais tempo exposto
É justamente nas praias que o perigo de danificar a pele com o sol aumenta, por causa do tempo maior de exposição. A digital influencer Yasmine Moreira afirma que redobra os cuidados.

“Eu uso dois protetores: um para o rosto e outro para o corpo. Sempre que vou me expor ao sol eu uso os dois, principalmente quando vou à praia, porque o sol é bem forte e o cuidado com a pele tem que ser maior. Mas durante o meu dia a dia, sempre uso o protetor facial mesmo, porque gosto de cuidar da minha pele e é bom lembrar que usar protetor diariamente combate ao envelhecimento precoce”, disse.

Pessoas mais sensíveis
“É importante não esquecer de passar protetor solar nas orelhas e nos pés, principalmente para as pessoas de pele, cabelos e olhos claros, que têm maior risco de desenvolver o câncer de pele. Outro fator importante é que quem teve muita insolação na infância e adolescência têm maior risco desenvolver o câncer do tipo Melanoma”, pontua Dra. Ariana.

A procura aumenta nesta época
Na farmácia da empresária Juliana Câmara, as vendas de protetores solares já aumentaram. “Em junho, cresceu 25%. Estimamos, na metade da temporada, 60% de aumento nas vendas de protetores. Temos protetores para todas as idades e o fator de proteção mais procurado é o 50”, informa Juliana.

Mais dicas
Evite o sol nos horários entre as 10 e 16 horas;
Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 30;
Reaplique o protetor a cada 2h – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”;
Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol;
Além do protetor solar, utilize bonés, chapéus, roupas compridas, óculos escuros e procure sempre lugares com sombra;
Reaplique o protetor solar após sair da água;
Beba muita água ou sucos naturais com o mínimo de açúcar possível;
Prefira alimentos mais leves, como saladas, frutas e peixes assados;
Evite frituras e comidas muito gordurosas de difícil digestão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira