Monday, 10 de December de 2018

SAÚDE


Saúde

Liminar atende pedidos do MPE para regularização de consultas e aquisição de materiais e equipamentos de urologia em Araguaína

23 Aug 2018    18:11

Uma decisão do Poder Judiciário atendeu aos pedidos do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou que o poder público estadual compre materiais e equipamentos para atendimento à demanda do setor de urologia do Hospital Regional de Araguaína. A liminar foi publicada no último dia 17 de agosto.


Durante audiência de conciliação realizada no fim do mês de julho, a pedido do MPE, a Promotora de Justiça titular Araína Cesárea Ferreira dos Santos D'Alessandro relatou que havia uma demanda reprimida de 1561 consultas com médicos urologistas, sendo que mensalmente 100 novos pacientes entram na fila de espera.


Durante a audiência, o Estado comprometeu-se a dar vazão à demanda reprimida e, desde então, mais de 50% dos pacientes que aguardavam consultas foram atendidos. “Uma grande parcela desses pacientes atendidos nas consultas é composta por idosos, que precisam de intervenções de forma rápida, além disso, após a consulta muitos pacientes podem necessitar de procedimentos cirúrgicos que atualmente não são realizados. Por isso, solicitamos do Poder Judiciário decisão liminar para determinar a compra dos equipamentos necessários à realização das cirurgias”, comentou a Promotora de Justiça.


Desde maio de 2014, o Ministério Público Estadual (MPE) apura as denúncias de falhas no atendimento de pacientes de urologia na cidade. Em fevereiro de 2015, foi instaurado um inquérito civil, que resultou na proposição da Ação Civil Pública, com diversas decisões favoráveis.


Ainda durante audiência judicial, ficou definido que os médicos urologistas lotados em Augustinópolis atenderão um dia na semana para consultas dos pacientes do Hospital Regional de Araguaína, durante 90 dias. Desta forma, segundo os representantes da Secretaria de Estado da Saúde, será possível atender toda a demanda reprimida de pacientes de Araguaína.


Já com relação aos urologistas lotados no HRA, a proposta do estado é que a carga horária seja distribuída em 12h de plantões presenciais diurnos e 12h de plantões de sobreaviso noturno. Durante o plantão diurno, serão agendadas 10 consultas pela manhã e 10 pela tarde. (João Lino Cavalcante)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

22

PARABÉNS!
PARABÉNS!

30

BOM
BOM

46

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

saúde liminar estado

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira