Friday, 13 de December de 2019

SAÚDE


Tocantins

Mães com bebês no Método Canguru recebem terapia ocupacional

02 Jul 2019
André Araújo Mães com bebês no Método Canguru recebem terapia ocupacional Psicóloga Adriana Vendraminni

Bordados, crochê, costura, exercício da criatividade e aprendizado fazem parte da rotina das mães que tem bebês internados no Método Canguru do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas. As atividades ajudam como terapia pra superar os dias difíceis longe de casa e em alguns casos  viram fonte de renda.

“Já tivemos época em que a produção era maior e envolvia mais pessoas, mas continuo a trazer recortes, agulhas e linhas e quem tem interesse participa. É uma forma de passar o tempo em que ficam internadas com seus bebês e sem poder sair da maternidade”, assim a psicóloga e tutora do Método Canguru, Adriana Vendramini explica o funcionamento das atividades.

Ainda segundo Adriana, já houve casos em que as mães relataram ter o aprendizado como fonte de renda após a alta da maternidade. “Em alguns casos, elas são donas de casa e após aprender a arte, passam a fazer como forma de complementar a renda. Isso para nós é gratificante, pois vai além do nosso objetivo que é ocupar tempo e a mente e tornar mais fácil os dias dentro de um hospital”, destacou.

Para a moradora de Palmas, Maria Aparecida Bonfim Souza que está há 37 dias na maternidade, à espera da alta da pequena Laura Beatriz, que nasceu prematura, as atividades fazem a diferença na rotina. “Eu gosto muito de participar, porque é uma coisa a mais que a gente aprende e nas horas em que a bebê dorme a gente fica um pouco ociosa”, afirmou, acrescentando que é a segunda vez que fica internada na unidade e sempre tem bom atendimento. “Há seis anos eu fiquei aqui com meu filho que nasceu prematuro e graças a Deus sempre fui bem atendida e cada dia é um aprendizado”.

A secretária Lara Jordana Santos, moradora de Silvanópolis está há duas semanas no Método Canguru, acompanhando a filha Mirela, já fez bordado e se diz feliz com o aprendizado. “Quando a gente termina e ver o resultado, nem acredita que conseguiu fazer, é muito bom ter uma fralda bordada por mim”, falou.

Material

Todo material utilizado nas oficinas são trazidos pela psicóloga e aplicado nas fraldas, mantas, lençóis e toalhas das pacientes, de acordo com suas preferências. “Trago várias cores de tecidos e opções de letras e desenhos, assim as peças são bordadas respeitando as preferências de casa uma”, finalizou Vendramini.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira