Sunday, 25 de August de 2019

SAÚDE


Tocantins

Mães com bebês no Método Canguru recebem terapia ocupacional

02 Jul 2019    12:21    alterado em 02/07 às 12:21
André Araújo Mães com bebês no Método Canguru recebem terapia ocupacional Psicóloga Adriana Vendraminni

Bordados, crochê, costura, exercício da criatividade e aprendizado fazem parte da rotina das mães que tem bebês internados no Método Canguru do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas. As atividades ajudam como terapia pra superar os dias difíceis longe de casa e em alguns casos  viram fonte de renda.

“Já tivemos época em que a produção era maior e envolvia mais pessoas, mas continuo a trazer recortes, agulhas e linhas e quem tem interesse participa. É uma forma de passar o tempo em que ficam internadas com seus bebês e sem poder sair da maternidade”, assim a psicóloga e tutora do Método Canguru, Adriana Vendramini explica o funcionamento das atividades.

Ainda segundo Adriana, já houve casos em que as mães relataram ter o aprendizado como fonte de renda após a alta da maternidade. “Em alguns casos, elas são donas de casa e após aprender a arte, passam a fazer como forma de complementar a renda. Isso para nós é gratificante, pois vai além do nosso objetivo que é ocupar tempo e a mente e tornar mais fácil os dias dentro de um hospital”, destacou.

Para a moradora de Palmas, Maria Aparecida Bonfim Souza que está há 37 dias na maternidade, à espera da alta da pequena Laura Beatriz, que nasceu prematura, as atividades fazem a diferença na rotina. “Eu gosto muito de participar, porque é uma coisa a mais que a gente aprende e nas horas em que a bebê dorme a gente fica um pouco ociosa”, afirmou, acrescentando que é a segunda vez que fica internada na unidade e sempre tem bom atendimento. “Há seis anos eu fiquei aqui com meu filho que nasceu prematuro e graças a Deus sempre fui bem atendida e cada dia é um aprendizado”.

A secretária Lara Jordana Santos, moradora de Silvanópolis está há duas semanas no Método Canguru, acompanhando a filha Mirela, já fez bordado e se diz feliz com o aprendizado. “Quando a gente termina e ver o resultado, nem acredita que conseguiu fazer, é muito bom ter uma fralda bordada por mim”, falou.

Material

Todo material utilizado nas oficinas são trazidos pela psicóloga e aplicado nas fraldas, mantas, lençóis e toalhas das pacientes, de acordo com suas preferências. “Trago várias cores de tecidos e opções de letras e desenhos, assim as peças são bordadas respeitando as preferências de casa uma”, finalizou Vendramini.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira