Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

SAÚDE


Saúde

Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal

27 Jul 2018    15:49
Assessoria de Imprensa - Intensicare Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal

Somente neste ano, vários médicos e profissionais de saúde do interior do Tocantins e de Palmas foram capacitados pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), em oito eventos organizados pela Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP). As aulas, destinadas à assistência médica aos recém-nascidos com mais de 34 semanas, abordam conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, o transporte e a estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal, entre outras questões.  

De acordo com o médico neonatologista Ricardo Cardoso Guimarães, coordenador estadual do Programa e coordenador da UTI Neonatal da Intensicare, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar o atendimento ao recém-nascido que sofre alguma intercorrência no momento do parto. “Quando a gente consegue formar profissionais e levar o conhecimento até uma unidade de saúde, fica destacada naquela localidade a necessidade de viabilizar novos equipamentos, materiais e infraestrutura específicos para a reanimação. Através da expansão dos cursos, estamos cada vez mais engajando especialistas, dirigentes e instituições para que ações sejam implementadas”, explica.

Os últimos cursos foram realizados no Conselho Regional de Medicina do Tocantins, em Palmas, pela médica e instrutora Ana Marckatey, e no Hospital Regional de Guaraí, a 190 km da Capital. Em Guaraí, as aulas teóricas e práticas, realizadas no começo deste mês, foram ministradas pelos instrutores do PRN-SBP, os médicos Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino. O treinamento abordou as condutas mais atualizadas sobre procedimentos de ressuscitação em recém-nascidos, como técnicas de intubação traqueal, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos. 

A qualificação integra o plano de ações da Sociedade Tocantinense de Pediatria, que visa levar os cursos oferecidos pelo programa às cidades no interior do Estado. “No Hospital de Guaraí, por exemplo, ocorrem mais de 300 partos ao mês. Entretanto, a unidade nunca havia realizado capacitação na área de reanimação neonatal. Essa é uma demanda latente da região Norte. Nossa intenção é levar o PRN-SBP até as localidades mais distantes”, explica Ricardo. Para este segundo semestre do ano está prevista ainda a realização de novas edições do curso em Gurupi e Augustinópolis.

Resultados no Hospital Dona Regina

O trabalho desenvolvido pela Sociedade Tocantinense de Pediatria e por membros das equipes das UTIs da Intensicare na Capital, já demonstra resultados positivos, beneficiando diretamente os recém-nascidos. O Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, recebeu recentemente a doação de incubadoras de transporte e de quatro Baby Puffs, modernos aparelhos de reanimação neonatal, que permitem a administração de pressão inspiratória, de acordo com a resposta clínica do paciente. “É todo um trabalho em equipe, todo um esforço, que rende frutos para toda a sociedade do nosso Estado”, finaliza Ricardo Guimarães.


(Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

27

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

30

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

21

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Médicos interior TO treinamento

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira