Tuesday, 19 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal

27 Jul 2018    15:49
Assessoria de Imprensa - Intensicare Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal

Somente neste ano, vários médicos e profissionais de saúde do interior do Tocantins e de Palmas foram capacitados pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), em oito eventos organizados pela Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP). As aulas, destinadas à assistência médica aos recém-nascidos com mais de 34 semanas, abordam conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, o transporte e a estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal, entre outras questões.  

De acordo com o médico neonatologista Ricardo Cardoso Guimarães, coordenador estadual do Programa e coordenador da UTI Neonatal da Intensicare, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar o atendimento ao recém-nascido que sofre alguma intercorrência no momento do parto. “Quando a gente consegue formar profissionais e levar o conhecimento até uma unidade de saúde, fica destacada naquela localidade a necessidade de viabilizar novos equipamentos, materiais e infraestrutura específicos para a reanimação. Através da expansão dos cursos, estamos cada vez mais engajando especialistas, dirigentes e instituições para que ações sejam implementadas”, explica.

Os últimos cursos foram realizados no Conselho Regional de Medicina do Tocantins, em Palmas, pela médica e instrutora Ana Marckatey, e no Hospital Regional de Guaraí, a 190 km da Capital. Em Guaraí, as aulas teóricas e práticas, realizadas no começo deste mês, foram ministradas pelos instrutores do PRN-SBP, os médicos Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino. O treinamento abordou as condutas mais atualizadas sobre procedimentos de ressuscitação em recém-nascidos, como técnicas de intubação traqueal, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos. 

A qualificação integra o plano de ações da Sociedade Tocantinense de Pediatria, que visa levar os cursos oferecidos pelo programa às cidades no interior do Estado. “No Hospital de Guaraí, por exemplo, ocorrem mais de 300 partos ao mês. Entretanto, a unidade nunca havia realizado capacitação na área de reanimação neonatal. Essa é uma demanda latente da região Norte. Nossa intenção é levar o PRN-SBP até as localidades mais distantes”, explica Ricardo. Para este segundo semestre do ano está prevista ainda a realização de novas edições do curso em Gurupi e Augustinópolis.

Resultados no Hospital Dona Regina

O trabalho desenvolvido pela Sociedade Tocantinense de Pediatria e por membros das equipes das UTIs da Intensicare na Capital, já demonstra resultados positivos, beneficiando diretamente os recém-nascidos. O Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, recebeu recentemente a doação de incubadoras de transporte e de quatro Baby Puffs, modernos aparelhos de reanimação neonatal, que permitem a administração de pressão inspiratória, de acordo com a resposta clínica do paciente. “É todo um trabalho em equipe, todo um esforço, que rende frutos para toda a sociedade do nosso Estado”, finaliza Ricardo Guimarães.


(Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria)

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira