Saturday, 04 de July de 2020

SAÚDE


Transparência

MPF recomenda que Governo do Tocantins disponibilize na Internet contratações e aquisições realizadas para combate ao coronavírus

27 Apr 2020
Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins MPF recomenda que Governo do Tocantins disponibilize na Internet contratações e aquisições realizadas para combate ao coronavírus

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO), recomendou ao Governo do Tocantins, no último sábado, 25, que disponibilize em sítio eletrônico destinado à transparência dos gastos públicos, em tempo real e de forma fidedigna, todas as contratações e aquisições realizadas para o combate ao coronavírus.

A recomendação leva em consideração a Lei Federal nº 13.979/2020, que além de outras medidas, estabelece nova hipótese de dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Também foram consideradas a declaração de calamidade pública assinada pelo governador Mário Carlesse (Decreto n° 6.072/2020) e a construção de hospitais de campanha nas três maiores cidades do estado (Palmas, Araguaína e Gurupi).

Na recomendação é ressaltado que a disponibilização de informações sobre os gastos na Internet já é prevista na referida Lei Federal nº 13.979/2020 e deve contemplar o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição.

O MPF/TO também recomenda que o Governo do Tocantins priorize, na elaboração do orçamento estimativo de contratações, a consulta ao Portal de Compras Governamentais e a contratações similares de outros entes públicos em detrimento a pesquisas realizadas com potenciais fornecedores, e que crie programa ou ação orçamentária específica para as despesas relacionadas ao COVID-19, medida que não apenas facilitará a gestão dos recursos e a transparência em sua utilização como, também, sua futura prestação de contas.

O Governo do Tocantins tem prazo de cinco dias para informar se acata a recomendação ministerial e relatar as ações tomadas para seu cumprimento ou, caso não a acate, indicar suas razões. O MPF/TO alerta que o não atendimento à recomendação, sem justificativas claras e pormenorizadas, pode ser entendido como propósito deliberado de desrespeitar normas legais, sujeitando o responsável às medidas cabíveis.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 551 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.282 casos no total, destes, 7.523 pacientes estão recuperados, 4.544 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 215 pacientes foram a óbito.

Educação

Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito nas 3 maiores cidades do Tocantins

Medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades



Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação e essa, é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034|2012, com apoio do Naturatins, da Semar


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira