Sunday, 16 de June de 2019

SAÚDE


OFICINA

Oficina debate Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência

10 Aug 2018    10:55
SECOM/SAÚDE Oficina debate Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência

No intuito de oferecer um espaço para a apresentação dos serviços e do fluxograma de atendimento, bem como a discussão e o fortalecimento da Rede Local de Atendimento a Pessoas em Situação de Violência, será realizada, nesta segunda-feira, 13, uma Oficina com o tema Fortalecendo Redes, Aprimorando o Trabalho. O evento iniciará às 8 horas no auditório do Ministério Público, em Palmas, e será realizado pelo Instituto Sabin de Brasília/DF, com a organização e articulação local da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (SAVI), do Hospital Infantil de Palmas (HIP). 

A coordenadora do Savi, Rosivânia Tosta, destacou a importância de unir esforços para o fortalecimento das redes de atenção. “O fenômeno da violência é muito complexo e requer parceria entre vários setores e serviços como saúde, educação, justiça, segurança, entre outros, para que possamos realizar o enfrentamento em conjunto. Cada tipo de violência necessita de encaminhamentos específicos. Nosso objetivo é identificar as falhas na rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência”, afirmou.

O momento contará com equipes técnicas que atuam em instituições envolvidas no atendimento a pessoas em situação de violência da cidade de Palmas, englobando serviços de saúde, - o SAVIS e as policlínicas; a assistência social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos conselhos tutelares; o sistema de justiça - Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente; a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, entre outros.

Dados

Conforme o Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi) do Hospital Infantil de Palmas (HIP), no primeiro semestre de 2017, foram registrados 129 casos novos e 482 atendimentos ambulatoriais na faixa etária de zero até 11 anos, 11 meses e 29 dias, em situação de violação de direitos em decorrência de violência física, psicológica, sexual e negligência, crônicas e agudas. Em 2018, os registros no mesmo período, de janeiro a julho, foram de 162 casos novos e 625 atendimentos ambulatoriais. 

O Savi

Instituído em setembro 2015, o Savi conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, com funcionamento 24 horas em regime de urgência e emergência. Lá é realizado o primeiro atendimento e o acompanhamento ambulatorial, sendo referência no atendimento às crianças de ambos os sexos, na faixa etária de zero até 11 anos, 11 meses e 29 dias, em situação de violação de direitos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira