Palmas, 20/01/2018

Saúde

Ver-Sus

Palmas é selecionada pela quinta vez para desenvolver o projeto Ver-Sus

  • O projeto é desenvolvido por estudantes universitários em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp)

Palmas é selecionada pela quinta vez para desenvolver o projeto Ver-Sus



Redação Semus 

Palmas participará pela quinta vez do projeto Vivências no Sus (Ver-Sus) - uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sus). O projeto é desenvolvido por estudantes universitários em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).
 
A lista com os projetos selecionados para as regiões Norte, Sudeste e Sul, foi divulgada nesta última segunda- feira, 20. Além de Palmas foram selecionados projetos de Uberaba (MG), Curitiba (PR), Angra dos Reis (RJ), Caxias do Sul e Santa Maria (RS), Itajaí (SC), Bragança e Marabá (PA).
 
De acordo com a comissão organizadora até o início de dezembro será lançada a Chamada Pública para selecionar 32 estudantes interessados em participar dessa vivência na rede de saúde de Palmas. "Qualquer estudante universitário seja de instituições públicas ou particulares de todas as regiões do Brasil pode se inscrever. Os selecionados vivenciarão na prática como funcionam as redes de atenção primária, secundária e terciária, ou seja, do centro de saúde da comunidade até atendimentos em ocupações urbanas e comunidades quilombola e indígenas", explica a enfermeira Mariane de Melo Costa que faz parte da comissão.
 
Nas quatro edições anteriores, o Ver-Sus Tocantins contou com a participação de estudantes tocantinenses e também oriundos dos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Piauí e Amazonas. "O objetivo é que esses futuros profissionais conheçam a realidade do Sus antes do processo de formação e que eles desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, além da troca de experiências e do fortalecimento do SUS que essa vivência proporciona", finaliza Mariane, lembrando que os estudantes podem ficar por dentro do processo através do site ou ainda pela página no Facebook Ver-Sus Tocantins.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus