Tuesday, 12 de November de 2019

SAÚDE


Palmas é uma das três capitais menos obesas do País, aponta pesquisa do Ministério da Saúde

06 Aug 2019    15:40    alterado em 06/08 às 15:40
Palmas é uma das três capitais menos obesas do País, aponta pesquisa do Ministério da Saúde

Em 13 anos, o número de brasileiros obesos subiu 67,8%, com o índice saltando de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a cidade de Palmas, em contrapartida, figura na antepenúltima posição do ranking, entre as 27 capitais brasileiras.

De acordo com o estudo, Manaus e Cuiabá encabeçam a lista, com 23% da população enquadrada nesse perfil, enquanto Palmas conta com 16,3%. No entanto, para a nutricionista e tutora do curso de Nutrição da Unopar Palmas, Ana Júlia Barcelos, apesar da boa posição nesse ranking, os palmenses não podem se acomodar. “Palmas possui, naturalmente, grandes parques que foram adaptados para a prática de atividades físicas. É necessário continuar a incentivar a prática de atividade física, além de desenvolver mais ciclovias”, orienta a docente.

Segundo ela, entre os motivos que ocasionam o aumento no número de obesos no País, o principal é a falta de informações corretas. “Temos muita informação no mundo digital, mas os leigos não conseguem filtrar o que realmente é verídico ou não”, comenta, citando os hábitos mais comuns que levam à evolução dessa doença: ausência de atividade física e elevado consumo de alimentos pobres nutricionalmente, com alta concentração de açúcares e gorduras.

Para a especialista, é necessária uma revisão nos hábitos alimentares do brasileiro, com “maior ingestão de frutas e hortaliças, menor consumo de alimentos ricos em açúcar ou gorduras – ou seja, ultraprocessados – e maior frequência na prática de atividade física”. “Além de uma maior divulgação sobre alimentação saudável em vários meios de comunicação e nas unidades básicas de saúde (porta de acesso ao sistema público de saúde), onde encontra-se a maior parcela de obesos do Brasil”, encerra.

Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os Estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br.

Kroton
A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do País.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23

Dpvat

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM).




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira