Palmas, 20/10/2017

Saúde

App Saúde Palmas

Palmenses já podem encontrar todos os serviços oferecidos pelo SUS com o app Saúde Palmas

  • O app foi desenvolvido pelo Núcleo de Telesaúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Nut Fesp)

Palmenses já podem encontrar todos os serviços oferecidos pelo SUS com o app Saúde Palmas



Redação Semus 

Usuários do Sistema Único de Saúde de Palmas têm agora à disposição o aplicativo Saúde Palmas com informações úteis para o cidadão que vão desde os endereços e telefones das unidades de saúde até a lista de medicamentos disponibilizados pelo Município. O app foi desenvolvido pelo Núcleo de Telesaúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Nut Fesp).

De acordo com o coordenador projeto, Álvaro Prestes, a ferramenta disponibiliza ao usuário todas as informações possíveis referentes ao SUS. "O nosso objetivo é apresentar ao cidadão toda a rede de atendimento, os postos de atendimento de saúde e os serviços que estão disponíveis para ele. E que o cidadão também tenha ferramentas para interagir, como fazer registros de focos do Aedes aegypti e receber dicas de prevenção também", ressalta o coordenador, complementando que "o app estará sempre sendo atualizado com a inclusão de novos recursos e com os ajustes que se fizerem necessários".

O app Saúde Palmas já está disponível para plataforma Android e em breve estará também para IOS. O cidadão pode baixar o app na loja virtual do seu celular, fazer o cadastro, preenchendo dados como nome, nome social, número do Cadastro de Pessoa Física, telefone e e-mail, e ainda cadastrar uma senha e partir daí usufruir dos benefícios da ferramenta.
 
Conhecendo o app

O aplicativo oferece o "Diário da Saúde", que, através de um alarme, pergunta diariamente ao usuário sobre suas condições de saúde: se está bem ou se está mal. E, neste último caso, pergunta quais são as condições que ele está apresentando. "Isso preenche um calendário que permite um acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) sobre as condições de saúde de determinados usuários para que se possam tomar medidas preventivas se for identificado comportamento de risco num determinado cidadão", explica Prestes.

Já com o "Focos Online", cada cidadão pode espontaneamente, após identificar um foco do mosquito Aedes Aegypti, tirar uma foto e marcar a coordenada geográfica, gerando um relatório que possibilita a Semus fazer o acompanhamento e o combate. E com o ícone "Cuidados da Casa - Aedes Aegypti", o cidadão recebe dicas sobre como manter quintal limpo e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Já através ícone "Remume", é possível consultar a lista de medicamentos disponibilizados pelo Município, bem como informações sobre eles, como dosagem, indicação e contraindicação.

Em "Unidades de Saúde" tem todos os endereços e telefones dos 33 Centros de Saúde da Comunidade, das unidades de atenção secundária como Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Drº Eduardo Medrado (Amas), Centros de Atenção Psicossocial II e AD III e ainda clínicas credenciadas ao Município. Em "Farmácias" estão disponíveis todos os telefones e endereços das farmácias do Município, da mesma forma que em "Hospital", estão disponibilizados todos os telefones e endereços de hospitais públicos e particulares da Capital. Já o ícone "Laboratórios" traz informações dos laboratórios municipais e credenciados. Há também espaço listando os serviços médicos ofertados e de urgência e emergência.

O ícone "Calendário de Vacinação" relaciona todas as vacinas que bebês, crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos devem tomar. Por fim, o app disponibiliza uma lista em "Telefones úteis" que permite a discagem imediata para a Ouvidoria do SUS, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Conselho Tutelar.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus