Friday, 22 de February de 2019

SAÚDE


Tocantins

Política e Protocolos de Segurança do Paciente são discutidos em seminário

07 Dec 2018    13:07    alterado em 07/12 às 13:07
Nielcem Fernandes Política e Protocolos de Segurança do Paciente são discutidos em seminário

Coordenadores de Vigilância Sanitária (VISA) dos municípios de Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso, diretores hospitalares e Coordenadores de Núcleo de Segurança do Paciente de estabelecimentos de saúde, além de alunos e servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) discutiram protocolos e política de segurança do paciente nas unidades de saúde.  O debate do assunto aconteceu no I Seminário Estadual de Segurança do Paciente realizado no auditório do Palácio Araguaia nesta quarta-feira, 05.

A discussão do seminário girou em torno da implantação e/ou implementação do Núcleo de Segurança do Paciente para que a VISA trabalhe na fiscalização referente aos protocolos básicos dos núcleos nos estabelecimentos de saúde públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluído aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da VISA, Cristina de Freitas, informou que atualmente 26 núcleos estão cadastrados no Estado e falou sobre alguns desses protocolos básicos a serem implantados.

“O Núcleo de Segurança do Paciente deve implantar seis protocolos básicos de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, que são; cirurgia segura, prática de higiene das mãos, serviço de saúde e prevenção de lesão por pressão, prevenção de quedas em pacientes hospitalizados, identificação do paciente, segurança na prescrição e uso e administração de medicamentos”. 

A programação do evento contou com palestras de profissionais de renome estadual e nacional, que atualmente estão à linha de frente do cuidado com o paciente. Alguns dos temas discutidos foram; Desafios e Conscientização de Novos Paradigmas nos serviços da saúde no Tocantins, Incidentes adversos relacionados à assistência de serviços de saúde e Metodologia didáticas Inovadoras: Tecnologia como ferramenta de conhecimento, por exemplo. 

Uma das palestrantes, Dolly Cammarote, da Rede Sentinela Anvisa em sua fala observou que “a importância do tema, está intimamente relacionada ao produto final dos serviços de saúde, que é um atendimento correto e eficaz para o paciente e  está sendo abraçado tanto pela Vigilância Sanitária do Estado quanto pela e Secretaria Estadual da Saúde, fico muito feliz em ver esse avanço”. 

Qualidade no serviço
O diretor de Vigilância Sanitária Estadual, Thiago Botelho destacou que uma política de segurança no paciente reduz custos de modo geral para a saúde e garante a qualidade do serviço. “A ideia é que o paciente entre no serviço de saúde e saia sem nenhum tipo de intercorrência ou eventos adversos, que são os incidentes que possam ocorrer. A ideia dessa discussão é criar barreiras para que esses eventos não ocorram dentro dos serviços e o paciente só fique o tempo necessário de sua recuperação” disse ele.

Ainda de acordo com Tiago, é preciso avançar nesse aspecto aqui no Tocantins iniciando com a implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente, nos estabelecimentos de saúde. “Está sendo proposto um Plano estadual de Segurança do Paciente, esse plano contempla a estruturação dos núcleos dentro das unidades, implementação de alguns dos protocolos básicos, e obtenção de dados de eventos adversos” pontuou.

Dados
No cenário nacional, dados apontam números preocupantes com relação a eventos adversos na saúde. A cada três minutos, por exemplo, dois brasileiros morrem por eventos adversos. Estima-se que em 2015 essas falhas acarretaram em 434.000 óbitos equivalentes a mil mortes por dia no Brasil. De acordo com esse cenário, essas mortes seriam a primeira ou segunda causa de óbitos nos país, a frente de doenças cardiovasculares e câncer que em 2013 mataram 339.672 e 196.954 pessoas respectivamente.

Portaria
A implantação dos Núcleos de Segurança tem como base a portaria GM/MS 529/2013 e RDC 36/2013 que pressupõem ações integradas para a segurança do paciente em todos os níveis do sistema nacional de vigilância sanitária, com a responsabilidade de acompanhar as instituições de saúde no âmbito estadual e desenvolver ações, de controle e melhoria do atendimento prestado nos serviços de saúde conforme preconização no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira