Saturday, 16 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Postos de saúde da Capital recebem 300 doses da vacina contra meningite

24 Jul 2018    19:05
ASCOM/Divulgação Postos de saúde da Capital recebem 300 doses da vacina contra meningite O pequeno Augusto foi uma das crianças imunizadas

A Rede de Saúde de Palmas distribuiu, nessa segunda-feira, 23, 300 doses da vacina contra meningite para as 32 salas de vacina da Capital. Para atender a demanda, a Central de Vacinas fez a divisão das doses conforme a procura pela vacina nas unidades de saúde.

 

De acordo com a enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Araújo, para atender toda a demanda de crianças que estão à espera da vacina, a quantidade teria que ser no mínimo 1.200 doses. “Como o repasse das doses foi bem abaixo do necessário, tivemos que distribuir conforme a demanda de cada unidade de saúde, buscando priorizar o atendimento às crianças que chegarem à faixa etária para receber a dose”, relata.

 

Raísse Marcela, mãe da pequena Beatriz Patrício Bezerra, não perdeu tempo e foi no primeiro horário imunizar a filha. Ela conta que mudou de Colinas para Palmas, e que lá foram registrados quatro casos de meningite, então a preocupação era ainda maior. “Durante um mês eu liguei quase todos os dias na unidade, e hoje quando fiquei sabendo que a vacina ia estar disponível, não pensei duas vezes e vim logo”, diz a Raísse.

 

Cintia Ferreira, mãe da Clara Ferreira, também estava à espera da vacina. Para ela é extremamente importante cumprir o calendário da vacina preconizado pelo Ministério da Saúde. “Existem estudos que mostram que as vacinas previnem doenças graves, algumas que já estavam erradicadas e que agora estão voltando e outras que estão erradicadas. Temos que estar vigilantes para proteger nossos filhos, evitando que essas doenças possam acometê-los em algum momento da vida” destaca.

 

Novas doses

 

A Secretaria Estadual de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde 25 mil doses da vacina. A quantidade serviria para regularizar o estoque, mas o órgão repassou apenas 16,8% da remessa, sendo apenas 4,2 mil doses. A medicação será distribuída proporcionalmente aos 139 municípios do estado. O repasse das doses no estado está sendo insuficiente há pelo menos três meses.

 

O Ministério da Saúde afirmou que os repasses estão sendo reduzidos devido aos atrasos na entrega pelo laboratório produtor da vacina, Fundação Ezequiel Dias (Funed).

 

A previsão é que a situação seja normalizada no próximo mês de agosto, em todo o País. Para municípios que estão com estoque reduzido, a orientação do Ministério da Saúde é realizar o agendamento da vacinação de acordo com a disponibilidade das doses.


COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira